As decisões de um CEO têm um efeito cascata, moldando a liderança dos gestores, o engajamento dos funcionários e, em última instância, os objetivos da empresa. Mas o que diferencia um CEO realmente excepcional? Quais são os sinais de que ele está guiando a organização para o sucesso, em vez de cair em armadilhas?
Dr. Ryne Sherman, Chief Science Officer da Hogan Assessments, que trabalha com 75% das empresas Fortune 500, revelou os comportamentos que grandes CEOs devem evitar. De acordo com Dr. Sherman, apesar da diversidade de estilos de liderança entre CEOs bem-sucedidos, existem cinco comportamentos que eles precisam evitar para garantir uma cultura corporativa saudável e o sucesso da empresa.
1. Perder-se em Detalhes: Grandes CEOs não fazem microgerenciamento. Eles confiam em
suas equipes para lidar com os detalhes, mantendo o foco na supervisão
estratégica e nas metas de longo prazo. CEOs de sucesso entendem que gastar
muito tempo em questões operacionais pode desviar o foco das decisões mais
importantes que afetam o futuro da empresa.
2. Manter Decisões Ruins: CEOs eficazes são flexíveis e dispostos a mudar de rumo
quando uma decisão não está funcionando. Eles aprendem com os erros e ajustam
suas estratégias conforme necessário. Ser teimoso pode custar caro à empresa,
tanto financeiramente quanto em termos de moral da equipe.
3. Comprometer a Integridade: A integridade é essencial para construir confiança e
respeito. Grandes CEOs nunca comprometem seus padrões éticos ou se envolvem em
práticas duvidosas, pois não arriscam danos à reputação da empresa, muito menos
minam a confiança interna e externa. Segundo a Hogan Assessments, os principais
compromissos de um líder são honestidade e transparência, garantindo uma equipe
leal e motivada.
4. Perder a Compostura Sob Pressão: Os melhores CEOs mantêm a calma e a compostura em tempos
difíceis. Eles equilibram a tomada de decisões racionais com empatia. A
habilidade de manter a calma sob pressão é crítica, pois seu comportamento
influencia toda a organização em tempos de crise.
5. Tornar-se Excessivamente Dependente da Aprovação: CEOs excepcionais tomam decisões com base em sua visão, não
na busca de aprovação. Eles são confiantes e dispostos a enfrentar críticas se
isso significar direcionar a empresa para o sucesso. Líderes que buscam
constantemente aprovação podem acabar tomando decisões que agradam a todos, mas
que não são as melhores para a empresa a longo prazo.
Evitar esses cinco comportamentos não apenas ajuda os CEOs a
manter a organização no caminho certo, mas também fortalece a cultura da
empresa, garantindo seu crescimento e longevidade.
Distribuidores Hogan Assessments no Brasil
Ateliê-RH: https://atelie-rh.com.br/
Artisan: https://www.hogan-artisan.com.br/
EDGEBrasil: https://www.edgebrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário