Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

5 Comportamentos que Grandes CEOs Devem Evitar


As decisões de um CEO têm um efeito cascata, moldando a liderança dos gestores, o engajamento dos funcionários e, em última instância, os objetivos da empresa. Mas o que diferencia um CEO realmente excepcional? Quais são os sinais de que ele está guiando a organização para o sucesso, em vez de cair em armadilhas? 

Dr. Ryne Sherman, Chief Science Officer da Hogan Assessments, que trabalha com 75% das empresas Fortune 500, revelou os comportamentos que grandes CEOs devem evitar. De acordo com Dr. Sherman, apesar da diversidade de estilos de liderança entre CEOs bem-sucedidos, existem cinco comportamentos que eles precisam evitar para garantir uma cultura corporativa saudável e o sucesso da empresa. 


1. Perder-se em Detalhes: Grandes CEOs não fazem microgerenciamento. Eles confiam em suas equipes para lidar com os detalhes, mantendo o foco na supervisão estratégica e nas metas de longo prazo. CEOs de sucesso entendem que gastar muito tempo em questões operacionais pode desviar o foco das decisões mais importantes que afetam o futuro da empresa.

 

2. Manter Decisões Ruins: CEOs eficazes são flexíveis e dispostos a mudar de rumo quando uma decisão não está funcionando. Eles aprendem com os erros e ajustam suas estratégias conforme necessário. Ser teimoso pode custar caro à empresa, tanto financeiramente quanto em termos de moral da equipe.

 

3. Comprometer a Integridade: A integridade é essencial para construir confiança e respeito. Grandes CEOs nunca comprometem seus padrões éticos ou se envolvem em práticas duvidosas, pois não arriscam danos à reputação da empresa, muito menos minam a confiança interna e externa. Segundo a Hogan Assessments, os principais compromissos de um líder são honestidade e transparência, garantindo uma equipe leal e motivada.

 

4. Perder a Compostura Sob Pressão: Os melhores CEOs mantêm a calma e a compostura em tempos difíceis. Eles equilibram a tomada de decisões racionais com empatia. A habilidade de manter a calma sob pressão é crítica, pois seu comportamento influencia toda a organização em tempos de crise.

 

5. Tornar-se Excessivamente Dependente da Aprovação: CEOs excepcionais tomam decisões com base em sua visão, não na busca de aprovação. Eles são confiantes e dispostos a enfrentar críticas se isso significar direcionar a empresa para o sucesso. Líderes que buscam constantemente aprovação podem acabar tomando decisões que agradam a todos, mas que não são as melhores para a empresa a longo prazo.

Evitar esses cinco comportamentos não apenas ajuda os CEOs a manter a organização no caminho certo, mas também fortalece a cultura da empresa, garantindo seu crescimento e longevidade.

 

 

Hogan Assessments

Distribuidores Hogan Assessments no Brasil

Ateliê-RH: https://atelie-rh.com.br/

Artisan: https://www.hogan-artisan.com.br/

EDGEBrasil: https://www.edgebrasil.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados