64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas e o
design funciona como ferramentas para fidelizar clientes
Segundo um estudo realizado pelo Google neste ano, 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. O dado pode parecer negativo em um primeiro momento, porém, ele se mostra como uma oportunidade para que os negócios criem laços mais fortes com os seus clientes. Assim, o posicionamento de marca é o principal cartão de visita para que o mercado conheça uma empresa, considerando que essa ação é capaz de ligar ela aos clientes, tendo impacto significativo no faturamento.
Neste
sentido, o design é uma das áreas protagonistas na criação e consolidação da
identidade de um negócio e, consequentemente, molda a percepção do público
acerca dela. Um dos exemplos de como o design tem um papel fundamental nas
marcas pode ser observado através do novo logo da Johnson & Johnson, que
após 135 anos, abandonou o tradicional estilo cursivo da letra, em setembro
deste ano. Em comunicado, a empresa afirmou que a nova identidade moderna
"transmite uma sensação de inesperado e de humanidade".
Recentemente o Itaú Unibanco também passou por um rebranding que foi assunto nas principais redes sociais. O laranja, que já vinha fazendo parte do branding da marca desde os anos 90, se tornou a cor principal do novo logo, que visa condensar a evolução da marca, por meio de uma rápida conexão visual.
Para ajudar as empresas que querem investir no posicionamento de marca, Vanessa Queiroz, Diretora da ABEDESIGN e sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório independente e multidisciplinar de design e comunicação, lista as cinco principais vantagens que o trabalho de posicionamento traz para uma marca.
1-
Consistência e frequência
Após a
criação da identidade visual da marca, é necessário mantê-la ativa ao longo do
tempo para estabelecer uma conexão duradoura com o público consumidor.
Portanto, é importante que a logotipo, a paleta de cores e outros elementos
sinônimos da marca estejam bem definidos e sejam trabalhados repetidamente na
comunicação e em todos os pontos de contato com os clientes, de forma a
fortalecer a percepção e a familiaridade. Isso contribui para uma presença de
marca sólida e duradoura.
2-
Humanizar a marca
Em um
mundo digitalizado, a humanização da marca configura-se como uma estratégia
valiosa para fortalecer o laço entre a empresa e o público. Para isso, a
utilização de fotografias originais, ilustrações e outros conteúdos que contem
histórias que contenham as mensagens-chave do negócio são ótimos caminhos para
estabelecer conexão genuína com o público.
3-
Embalagem
Se o
seu negócio disponibiliza um produto no mercado, seja ele qual for, pense em
uma embalagem interessante, para além de seu propósito de proteger o item
vendido. O ponto aqui é que a embalagem, em muitas ocasiões, será a primeira
impressão que o cliente terá do seu negócio. Logo, é indispensável que ela
tenha um design alinhado com a identidade visual, comunique os valores da
empresa, diferencie o produto dos concorrentes e, ainda, tenha uma utilidade funcional,
seja pela facilidade de manuseio ou até mesmo o armazenamento.
4-
Experiência do usuário
O
design tem suas aplicabilidades para além do visual. Uma delas é a otimização
da usabilidade de sites, aplicativos e outras mídias digitais, considerando que
o tempo na frente das telas é cada vez maior. Por isso, a experiência do
usuário em determinada mídia digital deve ser bem pensada, com navegação
intuitiva e ágil, a fim de conquistar e fidelizar clientes.
5-
Experiência do cliente
A
experiência do cliente pode ser o foco do branding da marca. Por isso, pesquise
e entenda como o seu público interage com a sua marca em todos os pontos de
contato, de maneira a torná-los uma extensão da sua marca, seja adequando um
ponto físico à identidade visual da marca, pensando na criação de experiências
ou personalizando o atendimento ao cliente. Esse conjunto de abordagens
contribui para a construção de uma marca que vai além dos elementos visuais,
incorporando valores, sentimentos e interações.
Colletivo
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