Empresas que não possuem um e-commerce, atualmente, acabam tendo seu crescimento prejudicado a médio e longo prazo. Pode parecer exagerado, mas essa é uma realidade global enfrentada pelos empreendimentos devido ao avanço constante da digitalização. Realizar compras online se tornou um hábito de diversos consumidores pelas facilidades possibilitadas por estes canais – mas, assim como uma loja física, ele merece os mesmos cuidados em aspectos essenciais à jornada do cliente, para que evitem erros que prejudiquem suas vendas e, consequentemente, sua prosperidade no mercado.
É muito comum observar empreendedores que abrem
seus negócios no ambiente virtual acreditando que, por ser uma tendência de
compras em escala mundial, o simples fato de colocar o site no ar fará com que
os produtos ou serviços se vendam por si só. Afinal, a preferência por esse
canal é nítida: hoje, 62% dos clientes fazem de duas a cinco compras online por
mês, além de 85% dos brasileiros que compra, pelo menos, uma por mês na
internet, segundo dados da pesquisa “E-commerce Trends 2024”.
Aqueles que se inserem nesse ramo precisam
compreender que o e-commerce é uma nova operação assim como uma loja física, e
para que opere como uma ferramenta de vendas assertiva, precisa ter a mesma
atenção no que se refere ao atendimento, ambiente de compra que o usuário
entende, entre outros fatores indispensáveis para uma boa experiência que
atraia e fidelize cada vez mais consumidores.
Por isso, veja quatro erros que podem prejudicar
seriamente a conquista destes resultados positivos:
#1 Falta de pesquisa de
mercado: os preços dos produtos ou serviços do seu
e-commerce não podem ser diferentes do valor usual praticado pelo mercado. Se
não, sua empresa pode até atrair clientes interessados, mas dificilmente
conseguirá converter leads e ter bons resultados de vendas.
Antes de lançar sua plataforma, pesquise a fundo seu segmento e as práticas
adotadas por seus concorrentes, para que tenha uma maior noção dos preços
coerentes que deve adotar.
#2 Frete não competitivo: quem nunca considerou finalizar ou não uma compra pelo valor do frete?
Muitos dos abandonos de carrinho no e-commerce ocorrem devido a valores não
coerentes neste aspecto, o que o torna um fator extremamente importante de ser
analisado ao disponibilizar seus produtos online. Preços mais acessíveis de
frete, certamente, contribuirão para a retenção de cada vez mais usuários,
evitando que busquem o concorrente por opções mais em conta para seu bolso.
#3 Demora na entrega dos
produtos: cerca de 69% dos consumidores afirmam serem menos
propensos a buscar novamente pela empresa se um item que compraram não for
entregue no prazo, segundo um estudo da Website Magazine. Seja por erros em
logística, estoque ou fatores variados, atrasos no tempo estimado de entrega ao
cliente são extremamente prejudiciais a qualquer negócio, e devem ser uma
prioridade de administração.
#4 Falta de ofertas que
incentivem as primeiras compras: promoções são
sempre muito bem-vindas em todo estabelecimento, principalmente, como uma forma
de atrair e incentivar a primeira compra de futuros clientes. No e-commerce,
essa é uma prática muito fácil de ser implementada, principalmente através de
cupons com descontos para novas aquisições. Aquelas que não prezarem por esse
cuidado, terão mais dificuldade em atrair usuários e retê-los à sua marca.
Esses são apenas alguns dos maiores erros que podem
prejudicar seriamente as operações dos negócios no ambiente virtual. Para
evitar que eles aconteçam, é necessário fazer um bom plano estratégico e
entender, acima de tudo, que um e-commerce é uma operação tão complexa quanto
uma loja física – mas que, se for bem estruturado, será capaz de trazer
resultados escaláveis e excelentes para a prosperidade do negócio.
Para fortalecer ainda mais essa conquista, é importante
contar com o apoio de ferramentas de mensuração das ações instauradas, que
permitam acompanhar o crescimento das vendas e, com isso, adaptar
constantemente as estratégias favoravelmente a objetivos cada vez melhores.
Quanto mais estruturado for seu e-commerce se atentando a esses cuidados, maior
a chance de se tornar um verdadeiro empreendimento de sucesso.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE, ecossistema de soluções em marketing digital e tecnologia.
iOBEE
https://www.iobee.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário