Muito além de ser apenas um percurso para a construção de conhecimento, a educação básica se apresenta como uma mola para o desenvolvimento integral do indivíduo e o transforma em um cidadão consciente de seus direitos e deveres. É na escola que tudo começa, onde crianças e jovens são incentivados a desenvolver o pensamento crítico e a trabalhar na construção de uma identidade saudável e digna de operar no mundo em constante transformação. Não se trata apenas de cumprir etapas ou obter diplomas; a Educação Básica, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais igualitária e na criação de oportunidades para todos.
A escola de Ensino Básico é o espaço privilegiado
no qual crianças e jovens conseguem desenvolver habilidades e competências
fundamentais para suas vidas. É inegável a importância da interação entre
professores e alunos no processo de desenvolvimento humano. Por isso,
alcançamos nosso máximo potencial quando estamos envolvidos em um projeto
pedagógico, com professores que investem e acreditam na capacidade de seus
estudantes.
A educação básica também é um instrumento essencial
na luta pela redução das desigualdades sociais. Recente relatório produzido e
divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE), intitulado “Panorama da Educação 2023”, aponta que a oferta de educação
de alta qualidade na primeira infância é fundamental para proporcionar a todas
as crianças um início de vida equitativo. Isso se torna ainda mais crucial para
aqueles alunos provenientes de meios menos privilegiados. O relatório também
destaca que o ensino básico desempenha um papel fundamental ao permitir que
ambos os pais trabalhem, promovendo a participação das mulheres no mercado de
trabalho.
Alguns números do relatório nos mostram que os
menores índices de desemprego estão inexoravelmente ligados aos níveis mais
elevados de escolaridade da população. Conforme evidenciado pelos dados do
levantamento, nos países que compõem a OCDE, a taxa de desemprego diminui à
medida que o nível de escolaridade aumenta. Entre os trabalhadores com idades
entre 25 e 64 anos, a taxa de emprego é de 59% para aqueles que não concluíram
o ensino secundário. Essa taxa sobe para 77% no caso daqueles que concluíram o
ensino secundário. O estudo destaca que as taxas mais elevadas de conclusão do
ensino secundário contribuem significativamente para a formação de uma força de
trabalho mais qualificada, proporcionando melhores perspectivas de carreira e
salários.
É na escola que crianças e adolescentes começam a
desenvolver habilidades que atualmente são consideradas essenciais para operar
nesse mundo. É por meio da interação com seus colegas - e também com os
professores - que os alunos aprendem a respeitar a diversidade, compreendendo
que o respeito requer conhecimento. Na escola, eles também ampliam a capacidade
de trabalhar em equipe, percebendo na prática que, mesmo com perspectivas
diferentes, ambas as partes podem estar corretas. É nesse ambiente que os estudantes
aprimoram as suas habilidades de argumentação, confrontando crenças e opiniões
diversas sobre a sociedade na qual estão inseridos, começando a compreender,
desde cedo, o mundo que os rodeia.
Um país deve priorizar investimentos na educação
básica de sua população, não apenas com objetivos econômicos ou para aprimorar
os índices de empregabilidade. O ensino básico tem como finalidade principal
não apenas desenvolver as habilidades necessárias para que os estudantes
encontrem espaço no mundo do trabalho, mas também construir a cidadania que
sustenta as sociedades democráticas. As escolas devem oportunizar aos seus
alunos os insumos capazes de promover, desde cedo, o exercício da cidadania,
garantindo assim espaço fértil para os valores democráticos e fortalecendo o
papel ativo de todos nos rumos do país. Esse é o trabalho que visa à formação
integral preconizada pela legislação brasileira e que é fundamental para que se
viva uma cidadania digna. Não há cidadania sem matemática, linguagens, ciências
humanas e sociais. Por todas essas razões, o ensino fundamental alicerça e
impulsiona, integrando essas amplas áreas de conhecimento em prol da formação
de indivíduos mais conscientes de seu papel no mundo.
Desde a primeira infância até a adolescência,
existem metas de desenvolvimento e aprendizagem significativas para cada ano do
ensino fundamental, alinhando oportunidades de trabalho ao potencial dos
estudantes. Ao negligenciarmos o percurso educacional no Ensino Básico,
comprometemos o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais
de crianças e jovens, enfraquecendo a capacidade produtiva e inovadora na vida
adulta, prejudicando a igualdade social, o aprimoramento das condições de vida
da população e a construção de um futuro mais promissor para o nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário