Especialista
dá dicas para quem quer começar ou melhorar um negócio online para a data
O comércio
eletrônico tem crescido de forma acelerada nos últimos anos no Brasil, com cada
vez mais plataformas de e-commerce e marketplaces surgindo. Isso vem sendo
impulsionado por diversos fatores, como a facilidade de transações financeiras,
o aumento da variedade de produtos e serviços disponíveis e a crescente
presença de consumidores conectados. Algumas datas comemorativas, como a Black
Friday, que acontece em novembro, impulsionam ainda mais as vendas online, com
negócios disponibilizando descontos em produtos e serviços.
De acordo com
uma pesquisa sobre intenção de compras na Black Friday, encomendada pela Wake,
em parceria com a Opinion Box, 75% dos brasileiros consultados estão dispostos
a gastar em 2023 e o volume de vendas online deve ser alto. Dos entrevistados,
65,2% disseram que acompanham as ofertas das lojas em redes sociais, e 40,5%
afirmaram que interagem com anúncios publicados nesses aplicativos.
Contudo,
empreender no mundo digital não é tão simples assim. É necessário ter
planejamento e organização. Maria Clara Cesarano, diretora de marketing da
Vivae, startup de educação e empregabilidade criada a partir de uma parceria
entre a operadora Vivo e Ânima Educação, reuniu algumas dicas para
empreendedores iniciantes ou para aqueles que pensam em melhorar seus negócios
online. Confira abaixo.
Defina
seu público-alvo
Antes de começar
a vender qualquer coisa, é importante definir algumas questões como: qual é o
seu produto ou serviço e para quem você está vendendo. Definir seu público vai
te ajudar a direcionar suas estratégias de marketing e vendas.
Faça
um planejamento financeiro
Fazer um
planejamento financeiro para o seu negócio é um dos passos mais importantes.
Isso vai te ajudar a estimar seus custos e receitas, e a tomar decisões mais
assertivas. No planejamento financeiro, você deve considerar os custos de
aquisição de produtos ou serviços, de marketing e vendas, de logística e
atendimento ao cliente. Se você não sabe por onde começar, existem diversos
cursos que podem te ajudar a se organizar, com informações sobre os conceitos
básicos de finanças empresariais, bem como as ferramentas e técnicas
necessárias para elaborar um planejamento financeiro eficaz.
Construa
uma boa consistência e presença online
Para se destacar
no universo digital é importante ter um site ou loja virtual bem-feitos, e
estar presente nas redes sociais. Além de um site fácil de navegar, que ofereça
todas as informações necessárias aos seus clientes, você pode criar conteúdo
relevante para o seu público e divulgar seus produtos ou serviços nas
principais plataformas de mídias. Além disso, é importante interagir com o seu
público para construir relacionamentos e atrair potenciais clientes.
Certifique-se de postar conteúdo regularmente para manter seu público
engajado.
Um
bom atendimento não acaba na venda
O atendimento ao
cliente é um diferencial importante para qualquer negócio, seja ele online ou
não. Ofereça um atendimento rápido, eficiente e personalizado para seus
clientes. Seja transparente, forneça todas as informações solicitadas, procure
entender a necessidade dele, esteja disponível e procure contatá-lo mesmo após
a venda, buscando sua fidelização.
Esteja sempre atualizado
É importante estar sempre atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias. Leia artigos e blogs sobre marketing digital e estratégias de vendas e procure implementar novidades que apareçam no setor. Além disso, vale investir em cursos e formações rápidas com certificado que oferecem uma visão abrangente sobre temas específicos do marketing digital ou relacionados ao seu produto e público.
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