Pesquisar no Blog

domingo, 3 de setembro de 2023

Love Bombing: Entenda quando a demonstração de amor não tem nada a ver com afeto!

Love bombing confunde muito os recém-apaixonados (Foto: Freepik)
Conheça os comportamentos mais comuns da prática que confunde muitos casais e entenda porque isso acontece


O love bombing é um termo usado para a demonstração exagerada de amor que pode estar atrelada a problemas psicológicos. Gestos de amor que pareçam excessivas são comuns no início de relacionamentos; a vontade de passar tempo com a pessoa amada e, aos poucos, conhecer sua história, descobrir seus segredos, e mergulhar na intimidade é o que todo casal recém-formado deseja. Mas, quando isso passa dos limites, a pessoa pode estar envolvida em uma caso de love bombing!

 

O termo Love Bombing, entendido como bombardeio de amor, em tradução literal, é quando uma pessoa passa demonstrar o amor de forma exagerada, como dar presentes com frequência sem que seja uma data específica, fazer elogios ao parceiro o tempo todo, demonstrar afeto intensamente e várias vezes. Tudo isso pode parecer comportamentos naturais de começo de relacionamento, e mesmo após os primeiros meses, aina há quem goste de sentir os níveis altíssimos de paixão, mas algumas pessoas fazem isso apenas para atrair atenção para si mesmas. O motivo desse comportamento pode estar relacionado ao transtorno de personalidade narcisista, no qual a pessoa sente-se superior aos outros, tendo uma necessidade extrema de receber atenção o tempo todo. Por causa disso, quando é deixada de lado, a relação pode mudar e tornar-se tóxica.

Segundo o Espiritualista Maicon Paiva, Fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, o amor se manifesta de várias formas, por isso, reconhecer o love bombing pode ser complicado. “Quando surge um novo conceito de algo negativo, é normal que muitas pessoas entrem em modo de defesa, temendo serem enganadas. Essa postura prejudica toda demonstração de amor sincero. Eu sugiro a todos os casais que não vejam gestos de amor como sintoma desse problema, mas sim que entendam as demonstrações de amor como algo sincero e não de forma problemática”, diz o especialista, que sugere a Consulta Espiritual para casais que querem encontrar todas as respostas para as dúvidas dessa nova fase a dois, e a Limpeza Espiritual como opção para afastar energias negativas.

Apesar de o love bombing estar ligado a problemas de ordem psicológica, não é a única reposta para esse comportamento. A prática pode esconder a personalidade frágil do parceiro, que usa isso como forma de garantir a zona segura de grandiosidade e exaltação a si mesmo. Nesse caso, para manter o parceiro por perto, prefere entrar em relacionamentos com pessoas com baixa autoestima. 

Um estudo publicado na revista Jornal de Personalidade e Psicologia Social percebeu que existe tempo para se apaixonar por outra pessoa. Dados mostram que homens levam, em média, 97 dias para sentir emoções muito próximas ao amor profundo, enquanto mulheres precisam de 149 dias para sentirem segurança no que sentem. Vale ressaltar: esse dado não é uma regra, mas uma média.  

Independentemente do tempo que homens e mulheres levam para se apaixonar, amar demais não é errado. Para impedir ações que simbolizam carinho sejam percebidas de uma forma diferente, Maicon Paiva, especialista do Espaço Recomeçar, fala sobre os sinais mais comuns de love bombing:

 

1.  Parceiro quer estar sempre perto. Diferente do relacionamento tóxico, no qual a pessoa quer estar no controle dos passos do parceiro o tempo todo, quando se trata de love bombing, a forma de controlar é mais sutil, pois se trata de fazer planos a longo prazo, já nos primeiros meses de relacionamento, como forma de garantir que estarão juntos por muito tempo.

 

2. Faz com que você se sinta culpado por ele ser quem é. No love bombing, a culpa não aparece em forma de ataque, ou acusação, mas pelo fato da outra pessoa querer sempre ser muito boa, propositalmente, criando a sensação de culpa no parceiro que se sente obrigado a retribuir, mas não tem chance para isso, pois não para de receber presentes e outros gestos. Isso cria desequilíbrio de afetos, deixando um dos lados sempre em dívida.

 

3. Evolui o relacionamento por conta própria. Algumas etapas da vida do casal indicam que a relação evoluiu e são feitas de forma consensual, como apresentar para os pais e envolver a pessoa cada vez mais no círculo familiar; mas no caso do love bombing, isso acontece repentinamente, para criar um alto nível de intimidade muito rápido.

 

4. Faz elogios excessivos. A pessoa faz elogios demais apenas para ser retribuído da mesma forma e ter o ego massageado.

 

5. Se compromete muito rápido. Acontece quando alguém um dos envolvidos muda o status da relação muito rápido, logo no começo da relação, já determinando o namoro.

 

Não tem nada errado em amar demais, muito pelo contrário. Se colocar na posição de querer fazer o seu parceiro feliz é um objetivo nobre, e para ajudar nisso, é importante que estejam conectados energeticamente. Para saber como fazer, conheça os serviços do Espaço Recomeçar. Clique aqui!

 

Espaço Recomeçar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados