Uso
de novas tecnologias aplicada à coleta de dados, gestão de estoque, logística e
atendimento ao cliente se destacam na constante busca pela sustentabilidade do
setor
A adoção de tecnologias digitais no setor de foodservice, como forma de otimizar os processos, proporcionar novas e melhores experiências ao cliente, garantindo ao setor a robustez necessária para enfrentar os desafios atuais e momentos de crise, garantindo presença longeva do setor no mercado. Na busca por soluções inovadoras, a digitalização conquistou espaço fundamental para a adaptação de estabelecimentos alimentícios, facilitando o atendimento a crescentes demandas dos consumidores.
João
Alfredo Pimentel, CEO e fundador da 6place, plataforma de abastecimento de foodservice,
elenca três áreas que podem ser digitalizadas, para o fortalecimento do negócio
no setor.
1- Plataforma de pedidos e aplicativos de entrega
A
popularização do uso de plataformas de pedidos online e aplicativos de entrega
não só simplifica a experiência do cliente como também permite aos estabelecimentos
alcançarem um público mais amplo, aumentarem a visibilidade do negócio e
expandirem operações, mesmo diante de restrições físicas e ou geográficas. Além
disso, a coleta de dados por meio dessas ferramentas permite uma melhor gestão
do estabelecimento, uma vez que informações sobre os hábitos de consumo dos
clientes podem ser usadas para desenhar estratégias mais eficazes para
promoções, descontos e até mesmo de marketing.
2-
Automação
A
automação das cozinhas e sistemas de automatização de pedidos também são muito
importantes para a sustentabilidade do setor, já que eles reduzem custos
operacionais e melhoram a eficiência dos alimentos. Além disso, a automação de
sugerir melhores formas de como utilizar e aproveitar ingredientes, reduzindo
desperdícios, práticas que aumentam a lucratividade do negócio.
3- Gestão do estoque e logística dos alimentos
Outro ponto modificado pela digitalização é a gestão do estoque e a logística dos alimentos. Atualmente, muitos restaurantes utilizam softwares de gestão de estoque baseado em nuvem, que possibilitam melhor controle e maior capacidade de adaptações em tempo real. Essa conectividade, além de ser benéfica para os negócios de maneira individual, também tem impactos positivos no mercado, uma vez que ela torna mais ágil e responsiva a cadeia de alimentos.
“Com a
aplicação desse conjunto de recursos, o foodservice se atualiza perante as
novas dinâmicas mercadológicas, além de suprir as demandas dos consumidores,
aspectos que garantem a adaptabilidade e permanência da área na economia”,
conclui Pimentel.
6place
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