Estudo traz panorama social de ambiente e de relações maternais
A
maternidade é um assunto que gera diversas reflexões e sentimentos. Por meio de
uma pesquisa sobre Dia das Mães, a Ecglobal, empresa do ecossistema Haus
especializada em marketing de comunidade, traçou um panorama
comportamental e social de mulheres pelo Brasil com cerca de 1,5 milhão de
usuários sua rede. Em sua maioria, as entrevistadas são
mulheres com idade de 25 e 44 anos e 70% delas são mães.
Segundo os resultados desse estudo, a maioria das entrevistadas teve ou
adotou seu primeiro filho entre 18 e 29 anos,
embora 30% ainda não tenham filhos. Quando questionadas sobre a idade em que
suas próprias mães tiveram seu primeiro filho, a maioria (43,3%) respondeu que
foi entre 18 e 24 anos. Cerca de 16% relataram que suas mães tinham menos de 18
anos na época, enquanto 4,7% não souberam responder.
Das mulheres entrevistadas que não têm filhos, 41%
afirmaram que não desejam engravidar ou adotar, citando motivos como
a falta de condições financeiras, a violência e a dificuldade em criá-los
sozinhas. Um número que representa uma mudança social nos últimos anos. Em
2010, as estatísticas do IBGE apontavam que uma porcentagem de 14% de mulheres
que não pretendiam engravidar. Por outro lado, 35% das
mulheres afirmaram que desejam ter filhos.
Entre as mulheres que já são mães, muitas destacaram a alegria e o amor que
sentem por eles, mas também mencionaram as dificuldades e responsabilidades
envolvidas na maternidade. Apenas 6% das mães entrevistadas
mencionaram não querer ter mais filhos.
Os dados mostram que a maternidade é uma escolha pessoal, influenciada por
fatores econômicos, sociais e emocionais. Enquanto algumas mulheres optam por
não ter filhos, outras desejam ser mães e enfrentam desafios na criação deles.
Ainda, há variações nas idades em que as mães e os próprios participantes
tiveram filhos, evidenciando a diversidade de trajetórias de vida das famílias.
“É muito gratificante ver como conseguimos ir além de uma pesquisa de presentes
de Dia das Mães e traçar um panorama das pessoas e de suas vidas. São dados que
dão uma visão não só mercadológica para nossos clientes, mas ajudam a
vislumbrar como estamos evoluindo como sociedade e encontrar formas de dialogar
com diferentes perfis de consumidores”, aponta Adriana Rocha, fundadora e
CO-CEO da Ecglobal.
Relações familiares
Quando questionados sobre as relações maternas, as primeiras qualidades que vêm
à mente dos entrevistados quando pensam em suas mães são amor e proteção. Essas
palavras refletem o papel importante que a figura materna têm em vidas,
proporcionando segurança, afeto e suporte emocional, como também a necessidade
de cuidado e proximidade delas. Cerca de 30% dos entrevistados moram com as genitoras ou
na mesma cidade ou bairro. Outros 13% residem no mesmo estado e
16% em outro país.
Já para comemorar a data, a opção mais popular é que todos da família se
envolvam na decisão, representando 33,6% das respostas. No entanto, é
interessante notar que mais de 20% das pessoas afirmaram que somente a mãe é a
responsável pela escolha.
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