E-commerce se
prepara para oferecer praticidade e comodidade aos consumidoresKarolina Grabowska/Pexels
Com a aproximação do Dia das Mães, um dos períodos
mais importantes para o varejo brasileiro, as empresas do setor já estão se
preparando para oferecer aos consumidores as melhores opções de presentes,
promoções e facilidades de pagamento. Essa data é de suma importância tanto
para o varejo físico quanto para os e-commerces do Brasil, movimentando milhões
de reais todos os anos. Em 2022, segundo um levantamento realizado pela Nielsen
IQ Ebit e Bexs Pay, o faturamento das vendas online durante o período do Dia
das Mães foi de R$ 5,5 bilhões.
Os principais setores que devem se destacar nas
vendas deste ano são vestuário, beleza & saúde, com maior enfoque em
cosméticos, e eletrônicos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Melhor Envio, plataforma de
intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, maio de
2022 foi o mês do primeiro semestre do ano que mais tiveram envios de produtos
deste segmento, foram cerca de 820 mil itens intermediados pela empresa por
todo Brasil. Já a expectativa para 2023, segundo um estudo da Voxus, empresa
especializada em mídia programática, é que haja crescimento seja entre 5% a 7%
nas vendas na semana do Dia das Mães, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de
maio.
Com a proximidade da data, os setores do varejo
estão otimistas com as perspectivas de vendas e alguns especialistas dão dicas
de recursos baseados em novas tecnologias e métodos que podem ajudar a
impulsionar ainda mais as vendas. Confira:
Ofereça diversos e novos meios
de pagamento aos seus clientes
Sem dúvidas o cartão de crédito é a forma de
pagamento mais usada pelos consumidores no dia a dia, mesmo não sendo a
preferida. Seja pelo alto risco de endividamento ou as altas taxas de juros,
muitos, preferem não realizar a compra do presente que desejam para não
comprometer a sua renda. Oferecer aos clientes mais meios para realizar a
compra é a melhor resolução para este tipo de situação.
Entretanto, por mais que o cartão de crédito ainda
esteja muito presente na cabeça dos consumidores, há meios de pagamentos mais
democráticos tomando espaço no dia a dia dos brasileiros. Um exemplo disso são
as formas de pagamento do tipo BNPL -“buy now, pay later” (compre agora, pague
depois) - modalidade de pagamento que permite o consumidor comprar um produto
ou serviço sem a utilização de cartão de crédito, de forma parcelada e, em
alguns casos, sem juros. Do lado do lojista, o recurso se destaca como
impulsionador às vendas do varejo, principalmente em períodos de importantes
datas.
Para Guilherme Cirino, Diretor de Operações da Pagaleve, fintech brasileira que
oferece um tipo de BNPL, o “Pix 4x sem juros”, por meio de uma plataforma
altamente tecnológica que utiliza algoritmos de machine learning, "o BNPL
tem conquistado cada vez mais espaço no mercado devido à sua praticidade e
democratização. Com o método, os consumidores conseguem expandir seu poder de
compra, possibilitando os varejistas a alcançar um público fora do seu alcance.
É interessante compartilhar que atualmente, 38% da população brasileira não tem
acesso a cartão de crédito, o que limitava - até então - que essas pessoas, por
exemplo, realizem compras de maneira parcelada. Agora, com o Pix 4x sem juros
isso é possível.” comenta.
Ao estar preparado para atender um maior número de
pessoas, o varejista diminui o seu abandono de carrinho e consequentemente,
aumenta a suas vendas e ticket médio.
Faça uma boa gestão de
logística de entrega
Com a pandemia, as pessoas se acostumaram a comprar
na internet, o que também as deixou mais exigentes. De acordo com o Melhor
Envio, na Black Friday de 2022, data que é referência de vendas para o
e-commerce, 52% dos lojistas priorizaram o prazo em relação ao valor da
entrega, optando pelo chamado frete expresso.
Segundo Stela Torres, CGO do Melhor Envio, esse
cuidado é redobrado em datas como o Dia das Mães: “Os consumidores têm uma data
limite para entregar o presente, que é no domingo, dia 14. As pessoas não
querem ser deixadas na mão, então, acabam não se importando em pagar um pouco
mais para receber o produto em poucos dias. Por isso, é essencial que os
empreendimentos ofereçam essa possibilidade aos clientes”.
Aproveite a data para engajar
e reter os usuários
Desde os primórdios do comércio, datas
comemorativas são responsáveis por impulsionar as vendas dos negócios.
Entretanto, para Victor Paschoal, Diretor de Marketing Latam da CleverTap, plataforma de retenção e
engajamento de usuários, os empreendedores não devem olhar apenas para um bom
faturamento no Dia das Mães, mas ver a data como uma oportunidade de conquistar
novos clientes: “Além desse movimento sazonal, oferecer uma boa experiência aos
novos consumidores que chegam ao empreendimento garante a retenção desses
usuários, tornando-os clientes fiéis que comprem ao longo do ano”.
Para isso, o especialista indica avaliar toda a
jornada do cliente dentro da plataforma de vendas, se colocando no lugar do
usuário, assim, destacando as dores e acertos do empreendimento e fazendo os
ajustes necessários para a data.
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