Nos próximo dia 13 é celebrado o Dia do Automóvel, meio de locomoção preferido pela grande maioria da população mundial
Carros
híbridos, elétricos, autônomos e inteligentes são alguns modelos que já fazem
parte do dia a dia de muita gente, após uma escalada tecnológica vertiginosa
nos últimos tempos. Porém, essa evolução começou há mais de 100 anos, quando o
empreendedor Henry Ford tinha o desejo de produzir um carro barato e acessível
ao cidadão comum. O primeiro automóvel da Ford foi desenvolvido em 1904,
chamado de “Modelo A”. Porém, a grande inovação veio em 1908, com o
revolucionário “Ford T”. O veículo inovou não só em sua parte técnica, mas
também ajudou a mudar a indústria com a produção em série, marcando o
nascimento da era do automóvel, que celebra o seu dia em 13 de maio. Até hoje,
a linha de montagem é considerada a maior inovação da indústria
automobilística.
Rapidamente,
o Ford T ganhou a fama de produto seguro, simples, confiável e barato. Dentre
suas características, destacavam-se o motor 4 cilindros e o consumo moderado de
combustível, além de peças para reposição e valor acessível. A partir de 1913,
Henry Ford desenvolveu o processo de produção em série do Modelo T. Com
mecânica simples, robusta e de fácil manutenção, o carro logo caiu no gosto
popular. As várias melhorias introduzidas ao longo do tempo o deixaram mais
confortável, rápido e econômico. Ford T foi o primeiro carro popular da história
Créditos: Divulgação/Ford
O
constante aperfeiçoamento do processo produtivo também trouxe a redução dos
custos: lançado por 850 dólares, ele chegou ao último ano de produção, em 1927,
custando 290 dólares. Com essas qualidades, o Modelo T conquistou o público
norte-americano e de vários outros países. Em 1919, a Ford foi a primeira
fabricante de automóveis a se instalar no Brasil, com a produção desse veículo
e do caminhão Ford. Depois de quase 100 anos, a marca permanece forte no
Brasil, com a importação de veículos produzidos em países vizinhos, como
Argentina e Uruguai, além de outros países como México e Estados Unidos.
Mustang Mach-E, primeiro SUV totalmente elétrico da Ford, chega ao Brasil em 2023 Créditos: Divulgação/Ford |
Carros elétricos
Com
consumidores cada vez mais exigentes, outras inovações começaram a ser
anunciadas, não só nos carros, mas também nas linhas de montagem. O sistema
criado por Henry Ford evoluiu, e os fabricantes deixaram de concentrar as fases
do processo produtivo, entregando para empresas especializadas, as chamadas
sistemistas, a maior parte das peças. Além disso, para a criação do primeiro
carro elétrico no Brasil foi utilizado um chassi e rodas do Modelo A, da Ford.
Com um motor elétrico ligado ao câmbio, a ideia era produzir o veículo em
série, mas o projeto acabou sendo derrotado pela indústria do petróleo, em
1965.
Em 1913,
Henry Ford criou um protótipo de veículo elétrico com a ajuda do amigo Thomas
Edison, um dos maiores inventores do início da revolução elétrica. Edison
desenvolveu a tecnologia de baterias de níquel-ferro para uma série de usos. A
ideia de Ford era utilizar as baterias em uma linha de carros elétricos que se
chamaria “Edison-Ford” e investiu US$ 1,5 milhão no projeto. Porém, não foi
possível extrair da tecnologia da época a capacidade necessária para que o
veículo funcionasse como o planejado. Passaram, então, a testar baterias de
chumbo, duas vezes mais pesadas. Mas Henry Ford entendeu que não poderia
competir com os automóveis a gasolina e teve de se desfazer do negócio.
Mesmo
assim, Ford não interrompeu as pesquisas sobre carros elétricos. No final do
século XX, outros protótipos foram construídos, como o Comuta, projetado na
Inglaterra e nos EUA em 1967, abrindo caminho para um desenvolvimento em escala
comercial na década de 90. “Em 1996, a Ford lançou o primeiro veículo elétrico
com emissão zero, o modelo Ranger. Agora, começa a colocar no mercado uma
geração totalmente nova, com a E-Transit, o Mustang Mach-E e a F-150 Lightning.
Em 2023, teremos o lançamento do Mustang Mach-E, veículo elétrico que já faz
grande sucesso em outros países, a ponto de ter fila de compradores nos Estados
Unidos, e também uma versão híbrida da Maverick", conta o gerente
comercial da Ford Slaviero, Rogério Lechinski.
Avanço de tecnologias
Maverick Hybrid, versão híbrida da picape, é um dos lançamentos da Ford no Brasil em 2023
Créditos: Divulgação/Ford
Injeção
direta de combustível, central multimídia touchscreen, navegador
GPS, alertas de ponto cego e de saída de faixa. Assim são os carros de hoje,
mas, no início, não existiam vidros nem travas elétricas, tampouco esse aparato
tecnológico utilizado hoje em dia - com os carros autônomos e até mesmo os
voadores, que vêm sendo testados por alguns fabricantes.. O modelo "sem
motorista" está sendo testado por um sistema de autocondução, que permite
ao carro se movimentar até no escuro. Na experiência, automóveis foram
colocados para rodar em estradas cobertas de neve ou em condições precárias ou
em completa escuridão. “Os testes mostraram que o sistema é capaz de
"dirigir" melhor que um humano quando não há iluminação. O carro
consegue continuar rodando com segurança em baixa visibilidade. O gerente
revela que a Ford começou a testar vans sem motorista para a realização de
entregas. Com duas semanas de testes, o estudo apresentou resultados bastante
positivos, apontando que duas vans autônomas e oito entregadores são mais
eficientes, rápidos e sustentáveis do que seis carros ou motos
convencionais.
Ford Slaviero
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