É possível dizer que o sucesso de uma empresa é
determinado por sua relevância em seu ramo de atuação. Metas ousadas e
ambiciosas são primordiais para uma trajetória bem sucedida. Até aqui, não há
nada muito novo, muito especial, a questão é como conseguir isso? É preciso
atender o cliente, seja ele do ramo que for, e inovar. Para isso, a gestão da
empresa tem que ser ágil, envolvente, o time precisa estar engajado em tudo, do
contrário, se uma pequena engrenagem falha, pode comprometer todo o resultado.
A administração por OKRs (Objectives and Key
Results), que são uma abordagem de estabelecimento de metas, onde os Objetivos
são aqueles que você e a empresa pretendem alcançar e os Resultados
Chave descrevem e mensuram se esses objetivos estão ou não
sendo alcançados - sempre envolvendo o time - são uma forma mais moderna de
gestão, mais compatível, e, na verdade, fundamental para os dias atuais,
inclusive porque eles propõem e demandam o planejamento em ciclos menores,
assim como os ajustes constantes. Os OKRs te ajudam a definir o que é preciso
realmente fazer, o que é prioritário naquele momento e onde focar os esforços,
além de ajudar validando as ideias.
Levando em conta esse cenário, separei cinco passos
que lhe guiarão na jornada rumo ao sucesso:
1- Defina planejamentos a curto prazo
A partir de um planejamento, ou pelo menos uma
visão de longo prazo, o planejamento de curto prazo baseado em resultados é
fundamental, na verdade passou da hora de ser adotado. Um fator presente em
muitas organizações é que elas ficam presas no sucesso do passado ou cenários
imaginados no final do ano anterior para o que vai acontecer no final do ano
seguinte - um verdadeiro exercício de futurologia. É preciso aprender a
desapegar de algumas coisas que trouxeram a organização até aqui e que não vão
levá-la adiante como fazer exclusivamente planejamento anual.
2 - Quebre o monopólio da tomada de decisão
A centralização da gestão, ou da tomada de
decisões, precisa ser coisa do passado, isso não engaja e, como consequência,
não proporciona que as pessoas e os times, desenvolvam seu potencial
adequadamente, não trazendo o máximo dos resultados possíveis. A construção dos
OKRs cria uma visão compartilhada do que se deseja alcançar, enquanto
estratégia da empresa, trazendo de forma clara o que é importante e engajando
mais os colaboradores em torno desta agenda. Com isso, a execução da
estratégia não é definida apenas pela direção da empresa. Os demais
colaboradores também têm participação no processo de construção das metas.
3 - Diálogo com o time
Na era do conhecimento, isso é fundamental pois a
diversidade de ideias enriquece a discussão e gera engajamento em torno do
plano proposto. Sem dúvida, a hierarquia estará mais presente nas organizações
mais antigas ou maiores, mas o processo precisa ser diferente, com uma vertente
bottom up, além da tradicional visão top down, trazida pelos altos executivos
da organização e/ou os mais experientes.
4 - Seja um líder de
resultados
Há vários pontos a considerar quando se pensa numa
liderança de resultados, no entanto, eu consigo centrar esse perfil em dois
pontos: clareza de direção e suporte ao longo da jornada. Isso porque o
líder de resultados tem a consciência da importância do time e do quanto
é necessário que todos conheçam os rumos da companhia. A ideia de que o
distanciamento entre líder e liderados serve para manter a autoridade é na
verdade uma péssima forma de manter a autoridade que, na verdade, vem pelo
reconhecimento da atuação de cada um nas áreas do negócio e pela forma com que
orienta e apoia seus liderados na execução das tarefas.
5- Seja disciplinado
Depois que os OKRs são definidos é fundamental que
sejam colocados em prática e que se mantenha a disciplina de acompanhamento das
metas traçadas. Sempre teremos desafios em uma organização ou na nossa vida,
colocaremos tudo a perder se achamos que os OKRs já foram dominados
completamente. Nunca serão. O sucesso se mantém através da disciplina de
perseguir metas ambiciosas constantemente e melhorar o negócio da mesma maneira.
Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR.
Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros,
pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas
Américas. http://www.gestaopragmatica.com.br/
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