Marketplaces se consolidam como tendência no varejo digital e ajudam quem quer ampliar oferta de produtos ou canais de venda a alavancar resultados
A transformação
digital dos negócios e os novos hábitos de consumo seguem em alta e isso pode
ser percebido pelos resultados do varejo online. O e-commerce brasileiro
registrou um faturamento recorde em 2021, segundo a Neotrust - 26,9% acima do
obtido no ano anterior. O número de pedidos online aumentou 16,9% e uma
pesquisa da ConQuist Consultoria revela que 71% dos brasileiros passaram a
preferir comprar pela internet após a pandemia. A expectativa é que o segmento
fature mais de R$ 170 bilhões em 2022.
“Esses números
comprovam que as principais tendências de mercado e comportamento do consumidor
estarão conectadas às lojas virtuais e marketplaces, mesmo com a atuação normal
das lojas físicas. Nesse cenário, o Marketplace In e o Marketplace Out representam
estratégias importantes, aumentando a receita de sellers e de quem gerencia as
plataformas. Esse modelo de negócio mais colaborativo está em crescimento e é
uma característica forte da transformação digital”, pontua Matheus Pedralli,
CEO da Omnik, empresa do Grupo FCamara especializada em transformar e-commerces
em marketplaces escaláveis, fornecendo recursos para todo o ciclo de gestão,
operação e transação em modelos de negócios B2B e B2C.
As
diferenças e vantagens de cada modelo
Entender as
diferenças e vantagens das duas estratégias é fundamental para tomar decisões
mais assertivas. No Marketplace In, o foco é ampliar a diversidade da oferta.
Isso se aplica, por exemplo, quando uma loja virtual identifica uma base de
clientes consolidada que poderiam estar comprando mais se ofertasse uma
diversidade maior de produtos.
“Ao identificar
esse público, o empreendedor abre seu próprio marketplace e faz a captação de
sellers para que eles vendam em sua plataforma, o que dispensa grandes
investimentos em estoque. Uma das grandes vantagens é o conhecimento prévio que
se tem do público. Fica mais fácil construir um portfólio que interesse aos
consumidores, acelerar as vendas e aumentar a frequência de compra na loja.
Além disso, é uma estratégia que favorece a conquista de novos clientes,
impactando também a escalabilidade do negócio e o faturamento”, explica
Matheus.
Já no Marketplace
Out, o propósito principal é ampliar os canais de venda. Dessa forma, em vez de
abrir seu próprio marketplace, as marcas buscam plataformas já estruturadas,
onde possam ofertar os seus produtos. “A expectativa aqui é buscar players que
já possuam grande audiência e relevância e usá-los para otimizar as vendas.
Mapeiam-se plataformas que estejam abertas a receber novos sellers e paga-se
uma comissão por venda realizada. Além de aproveitar uma base de clientes já
estabelecida, aproveita-se o forte investimento em mídia que essas plataformas
mais consolidadas fazem”, comenta o CEO.
Como
escolher a melhor estratégia
O executivo destaca que é preciso conhecer o momento em que o negócio se encontra para identificar a melhor estratégia em cada caso. “As empresas precisam entender o momento do negócio e suas necessidades, questionando sua relevância em volume de visitas e alcance, sua posição em relação aos concorrentes, se de fato sabe o que o cliente consome e qual é o seu perfil, entre outros fatores que ajudam a tomada de decisão. Além disso, devem ter em mente que não existe uma estratégia ideal. O que existem são objetivos diferentes dentro de um modelo de negócio colaborativo e omnichannel e que é possível, inclusive, adotar o mutualismo com garantia de ganho, ou seja, conciliar Marketplace In e Marketplace Out e explorar as vantagens de ambos”.
Pedralli
acrescenta ainda que buscar apoio especializado ajuda tanto na identificação
das melhores soluções, quanto na implementação das estratégias escolhidas. “Os
resultados sempre vão depender de decisões assertivas e de ações bem
planejadas. Como especialistas em soluções para e-commerce e marketplaces, uma
certeza que podemos dar é que o varejo digital segue cada vez mais forte e que
é preciso aproveitar as tendências. Todos os mercados podem se beneficiar dos
marketplaces, pois as soluções existentes podem ser adaptadas e customizadas
para cada tipo de negócio”, finaliza.
FCamara
www.fcamara.com
OmniK
https://omnik.com.br/
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