Revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a
saúde do carro
Envato
Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas estradas
Freios, pneus, bateria, escape e outras
peças e estruturas são essenciais para o bom funcionamento de um carro. Para
evitar prejuízos e acidentes, é de extrema importância que o automóvel seja
seguro para motorista e passageiros e para quem trafega nas mesmas vias.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a agosto de
2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau
estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança
veicular. O problema pode ser ainda maior. Em outra pesquisa do Instituto
Scaringella Trânsito, falhas relacionadas à manutenção dos pneus, freios,
amortecedores, níveis de óleo e de água, funcionamento de luzes e até mesmo o
cinto de segurança causam 30% dos acidentes nas estradas. Segundo o Código de
Trânsito Brasileiro (CTB), os carros em movimento devem estar em
conformidade com todas as exigências da lei, ou seja, precisam estar em um
estado que não coloque a vida de pessoas em risco.
Para isso, o serviço de revisão e check-up,
quando feito no prazo correto, evita danos ao automóvel e possíveis acidentes.
A manutenção preventiva ajuda também no momento da revenda, já que veículos bem
cuidados, estética e mecanicamente, atraem compradores com mais facilidade. A
revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro. “Nesse
momento, é observado o estado de conservação e funcionamento de todos os
componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Existindo falhas ou
problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável fará a
substituição preventiva de algumas peças”, explica o gerente comercial da Ford
Slaviero, Rogério Lechinski. Ele aconselha que é melhor investir em revisões
programadas do que se deparar com gastos maiores em uma manutenção corretiva.
O ideal é levar para a revisão a cada
12 meses ou 10 mil quilômetros. Todavia, esse prazo cai para a metade nos casos
de veículos com uso mais severo, isto é, os que rodam constantemente em
trânsito lento. “É importante destacar que os planos de manutenção
definem prazos específicos também para a troca de determinados componentes,
como as velas de ignição”, comenta o gerente.
Saiba quais itens não podem ficar de
fora do check-up:
Escape
Um sistema de escapamento defeituoso
pode significar baixa eficiência de combustível, potência reduzida e, às vezes,
ventilação inadequada dos gases tóxicos que o motor produz.
Direção e
suspensão
Peças de direção soltas, amortecedores
ou molas danificadas, montagens ou buchas quebradas ou gastas, e o veículo
balançando ou saltando, podem indicar problemas.
Pneus
Para evitar um pneu furado, é
necessário um técnico treinado para inspecionar o alinhamento e os pneus. A
inspeção também pode revelar desalinhamento, que diminui a vida útil dos pneus
e reduz a eficiência do combustível.
Freios
O sistema de freios é um dos recursos
de segurança mais importantes. Mas, como muitas outras peças, ele pode
superaquecer caso não tenha sido reparado há algum tempo. É imprescindível
certificar que o sistema esteja em ótimo estado.
Itens menores
Apesar de não configurarem problemas
estruturais, é preciso atentar para alguns outros mecanismos do carro que podem
causar falhas no futuro. Na hora da revisão, o técnico pode verificar os níveis
de fluido, como óleo do motor; velas de ignição e filtros de óleo; combustível
e ar; carga da bateria; sistema do ar condicionado; faróis e limpador de
parabrisa.
Ford Slaviero
fordslaviero.com.br
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