Ciete Silvério
Museu da Língua Portuguesa |
Com entrada
gratuita, evento acontece no dia 17 de dezembro (sábado), no Saguão e Pátio B do
Museu, com venda de roupas e acessórios, opções gastronômicas e atrações
musicais, como o Pagode na Lata e a cantora Sandra Fidalgo
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza
a Feira Luz Criativa Edição de Natal no dia 17 de dezembro (sábado). Gratuito,
o evento vai acontecer das 10h às 17h, no Saguão B e no Pátio B, reunindo
artesãos e atrações musicais, além de diversas opções gastronômicas.
Serão cerca de 20 expositores, incluindo sete do
território dos povos originários do Xingu e também profissionais da região
central de São Paulo. Estarão à venda produtos como roupas, acessórios,
pulseiras e adereços, muitos deles característicos da moda africana e indígena,
sendo uma oportunidade para adquirir presentes para o fim de ano.
A Kuavi Africa, cujo trabalho busca promover uma
experiência de conexão com a ancestralidade, explicando os significados das
estampas do tecido africano, é uma das convidadas da feira. Cristiane Bororo,
da etnia Bororo, de Mato Grosso, com seus colares, cocares e pulseiras, também
estará presente, assim como a Cooperativa Empreendedoras Sem Fronteiras,
formada por mulheres costureiras imigrantes, que trarão bolsas e camisetas
estampadas.
Haverá, ainda, espaço para gastronomia. O projeto
Pão do Povo da Rua, por exemplo, vai vender seus tradicionais biscoitos e
sonhos. O Quitutes da Si vai oferecer acarajé, com opções também veganas, abará
e empadas. O coletivo MMLJ Mauá comercializará bebidas, incluindo cervejas e
refrigerantes.
As apresentações artísticas e musicais começam às
11h com danças e cantos de indígenas do Alto Xingu. Em seguida, a partir das
12h, a atração será um desfile-manifesto de adornos, como joias de caramujo e
tucum, e roupas desenvolvidas com grafismos do povo Kamayurá, assinados por
Patrícia Naiara Kamayurá.
Além de ser uma oportunidade de conhecer a moda
produzida por uma artista do Xingu, com a presença de modelos indígenas e das
comunidades LGBTQIAP+ e afrodiaspóricas, o ato também vai chamar a atenção do
público para o desmatamento do cerrado e da floresta amazônica.
Completam a programação musical o cantor Nelson D
(13h), que mescla elementos da cultura indígena com música eletrônica; o grupo
Pagode na Lata (às 13h30), com clássicos do samba brasileiro; e Sandra Fidalgo
com Swami Júnior (às 16h), com repertório que inclui faixas de Zeca Baleiro e
Vinicius de Moraes.
A Feira Luz Criativa Edição de Natal faz parte da programação
cultural vinculada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, atualmente em
cartaz no Museu, que fala sobre as línguas e culturas dos povos indígenas no
Brasil.
A mostra conta com a articulação e o patrocínio
máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da
Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da
Arqueologia
e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu
Paraense Emílio Goeldi.
SERVIÇO
Feira Luz Criativa Edição de Natal
Dia 17 de dezembro (sábado), das 10h às 17h
No Saguão B e no Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição principal e mostra
temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
(horário alterado nos dias dos jogos do Brasil na Copa - consulte nosso site e
nossas redes sociais)
Museu da Língua Portuguesa
Praça da
Luz – s/n - Luz
www.museudalinguaportuguesa.org.br
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA
PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é
a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para
construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem
sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural
viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo,
concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil
Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela
sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do
Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de
Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo
Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do
Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos
Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN,
Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia.
A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de
Incentivo à Cultura.
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