Especialista
explica como pais e professores podem e devem incentivar a criatividade e quais
são os tipos de brincadeiras que potencializam esta habilidade
Brincar e criar são duas atividades que estão
intimamente ligadas e é durante a infância que as crianças têm o primeiro
contato com brincadeiras que proporcionam a experiência do aprendizado e da
expressão de sentimentos. Um estudo
intitulado “¡Buenos días creatividad!” (Bom dia criatividade, em português),
realizado pela Fundación Botín, da Espanha, traz dados que reforçam a
importância do estímulo à criatividade nos primeiros anos de vida e o impacto
que isso terá no futuro. De acordo com o estudo, uma educação rica em artes e
no estímulo da criatividade na infância pode aumentar em 17,6% as chances de
uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego na vida adulta.
“O brincar é a base do processo criativo e a
ferramenta de trabalho da criança. É por meio das brincadeiras que ela vai
desenvolver o raciocínio, a capacidade de resolver problemas e o planejamento”
- explica o psicopedagogo e especialista em educação infantil, Junior Cadima.
Segundo ele, cabe aos pais e aos professores o estímulo da criatividade
infantil desde cedo, por meio de recursos materiais e de brincadeiras que levem
em conta o contexto e a idade da criança.
Pensando nisso, Junior Cadima sugere algumas
propostas para estimular a criatividade e favorecer o desenvolvimento motor,
social e cognitivo das crianças, tanto no ambiente escolar quanto em casa.
Conheça algumas delas:
Faz de conta
Uma das brincadeiras que mais estimula a
criatividade e a imaginação das crianças é o brincar de faz de conta. Um
exemplo: brincar que está fazendo comida. “Oferecer panelas e talheres de
brinquedo para a criança reproduzir uma situação de fazer comida é uma forma
efetiva de estimular sua criatividade. Com a imaginação ela reproduz e
externaliza uma situação que já viu, como a do adulto cozinhando. A partir
dessa experiência, ela levará isso para a realidade dela”, explica o
especialista.
Desenho
Uma outra proposta para o estímulo da criatividade
é o desenho. Explorar materiais diferentes como giz de cera, tinta guache,
canetinhas e lápis de cor, ajudam a aguçar a imaginação e, por consequência, a
criatividade. “Essa é uma ótima estratégia”, diz o especialista.
Quebra-cabeça
Uma outra forma de estimular a criatividade é
convidar a criança para montar um quebra-cabeça. Seja ele de poucas peças, para
crianças menores, ou de mais peças, para crianças maiores. O quebra-cabeça é
uma atividade que propõe a resolução de um problema, por exemplo: encaixar as
peças até alcançar o objetivo final, que é completar a figura. “O Tangram, por
exemplo, é um tipo diferente de quebra-cabeça e bastante específico. É um jogo
chinês antigo, formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
que desafia os jogadores a formar inúmeras figuras. Usá-lo pode ser uma
excelente estratégia para o estímulo da criatividade”, sugere o professor.
Blocos
Sejam de encaixe, de montar ou de empilhar, os
blocos também são ótimos aliados para potencializar o desenvolvimento da
criatividade. De diferentes cores e tamanhos, os blocos são recursos muito
usados nas escolas para desenvolver a coordenação motora e o raciocínio lógico,
além de outras aptidões, como a concentração, a imaginação, a atenção e a
própria criatividade.
É importante reforçar que a responsabilidade do
estímulo à criatividade não é nem só da escola e nem só dos pais, ou seja, “um
ambiente pobre em estímulos e experiências, onde os adultos não se importam em
oferecer recursos, compromete diretamente o desenvolvimento da criatividade da
criança”, finaliza Cadima. Portanto, a criança que tem sua criatividade
estimulada de forma integral, será certamente beneficiada.
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