Fazer posts em
parceria com amigos ou marca, vai ajudar no seu engajamento e, quem sabe,
aumentar o seu número de seguidoresPixabay
Cerca de 90% dos usuários do Instagram seguem pelo
menos uma marca. Segundo o Sebrae, 7 em cada 10 empresas estão nas redes
sociais, sendo que deste universo, 54% utilizam o Instagram.
"Só não faz dinheiro com o Instagram quem não
quer. Ela é uma ótima plataforma para aumentar seu público e chegar às pessoas
certas. Ao usar o Instagram para o seu negócio, é importante entender
como otimizar seus esforços aproveitando os recursos especiais do Instagram. Um
dos mais novos é o Instagram Collabs, que permite que você crie conteúdo em
coautoria com um colaborador para multiplicar o engajamento e o alcance da
publicação.", menciona a CEO da Acout Plus, Adriana Coutinho.
Como explorar o Instagram Collab?
É uma postagem ou carretel de feed único e feito em
parceria, que aparece em dois perfis ao mesmo tempo. Uma pessoa faz a postagem
e convida uma segunda para colaborar. Depois de aceitar, a postagem e seus
comentários, curtidas e compartilhamentos, são divididos por ambas as contas.
Lembre-se de que você só pode ter um colaborador
(além de você) em cada postagem. E as Lives e Stories ainda não foram
incorporadas a esse novo recurso.
Como as postagens do Instagram Collab beneficiam as marcas?
Esse recurso foi prontamente adotado por
influenciadores e criadores com C maiúsculo. As marcas estão entrando na
mistura e testando as águas, o que é uma jogada inteligente, porque muitas
vezes o que é bom para o criador, também é bom para a marca.
Aumente seu alcance
Talvez o menor de todos os frutos seja capitalizar
o aumento do alcance de sua conta. Se parece que você está sempre lutando
contra o algoritmo do Instagram, o Collabs pode ajudá-lo a acessar os
feeds das pessoas por meio das contas, que elas já seguem e com as quais se
envolvem regularmente.
Melhore o engajamento
Da mesma forma, mais pessoas encontrando seu conteúdo
significa mais oportunidades para elas comentarem ou interagirem com suas
postagens. Mesmo que você e seu colaborador compartilhem um público semelhante,
as chances são enormes de que uma parte de seus seguidores esteja fora do seu
público regular. Isso significa que um grupo maior de pessoas podem interagir
com seu conteúdo.
Obtenha mais seguidores
Todos nós sabemos que ter o endosso de alguém que
você já conhece, gosta e confia, pode ajudar muito a confiar em alguém novo.
Quando você aparece nos feeds das pessoas com aquele selo de aprovação de uma
marca ou criador, que elas já seguem, é muito mais provável que elas cliquem no
seu perfil e apertem o botão “seguir”, do que se você simplesmente
aparecesse aleatoriamente na página delas.
Como postar em colaboração no Instagram
Existem duas fases para criar e publicar uma
postagem do Instagram Collab. A primeira exige que o criador do post faça o
Post ou Reel como faria normalmente, e a segunda exige que ele convide o
colaborador para compartilhá-lo.
· Etapa 1: Crie uma postagem de feed como faria normalmente.
· Etapa 2: Adicione quaisquer personalizações e detalhes que desejar.
· Etapa 3: Selecione Marcar pessoas no menu de detalhes da postagem.
· Etapa 4: Selecione Convidar Colaborador no menu.
· Etapa 5: Use a barra de pesquisa para localizar o usuário com quem
deseja colaborar e toque em Concluído.
· Etapa 6: Termine de detalhar a postagem antes de tocar em Compartilhar.
Como aceitar uma postagem do Instagram Collab
Feito o post, é a hora do colaborador entrar e aceitar
o convite.
· Passo 1: Vá para sua página de atividade.
· Etapa 2: Clique na notificação de convite.
· Etapa 3: Toque em Revisar.
· Etapa 4: Selecione Aceitar.
6 ideias de postagens do Instagram Collab para marcas
A próxima pergunta provavelmente em sua mente: quando e como devo realmente
usar um Instagram Collab? Reunimos algumas ideias e exemplos para você começar.
1. Faça parceria com outras marcas
Você tem uma boa relação de trabalho com outra
marca com um público semelhante? Essa pode ser uma oportunidade perfeita para
um Collab. Pense em oportunidades para promoção cruzada do conteúdo um do outro
ou até mesmo para fazer uma venda em conjunto. Considere em que tipo de
conteúdo seu público estaria interessado e acharia valioso. Em seguida, crie um
plano para desenvolvê-lo e compartilhá-lo juntos.
2. Trabalhe com influenciadores
Os influenciadores tendem a ter seguidores
extremamente engajados. Trabalhar com um influenciador para desenvolver uma
série de postagens de colaboração no Instagram, pode ajudar a aumentar o
engajamento em torno de sua marca. Pegue emprestado seu público e aproveite a
influência, que vem de seu nome aparecendo nas postagens ou Reels de sua conta.
3. Promova suas outras contas
As marcas costumam ter mais de uma conta por
plataforma. Talvez você tenha um para um produto específico. Ou talvez seu CEO
tenha uma conta pessoal muito popular. Uma postagem de colaboração no
Instagram, permite que você coloque o mesmo conteúdo em ambas as contas. Além
disso, se alguém já está seguindo uma de suas contas, há uma grande
probabilidade de que também esteja interessado em seguir as outras.
4. Apoie uma organização sem fins lucrativos ou instituição de caridade
Os consumidores esperam que as marcas se alinhem
com seus valores, conforme evidenciado pelos dados do The Sprout Social
Index, que mostra que o alinhamento da empresa com os valores próprios de uma
pessoa, aumentou 74% em importância de 2021 para 2022. Para criar engajamento e
fidelidade, sempre que possível, as marcas devem mostrar valores com os quais
seus clientes também se preocupam. Um Instagram Collab permite que você
compartilhe suas crenças em ação e traga consciência para uma causa importante.
É o famoso ganha-ganha.
5. Lançamento de novo produto
Obtenha o poder combinado de dois públicos para seu
próximo lançamento trabalhando com outra marca ou influenciador, para promover
seu novo serviço ou produto. Pelas mesmas razões que uma postagem de
colaboração diária no Instagram, unir forças com outra conta potencializa e
maximiza os esforços que você já está fazendo. Além disso, o custo é
relativamente baixo para adicionar um elemento colaborativo ao conteúdo que já
está sendo produzido.
6. Promova uma oferta ou um desconto
Uma campanha de brindes ou descontos também pode se
beneficiar da influência combinada de duas contas. Quando o objetivo é
engajamento e conversão, ter o dobro de seguidores pode expandir
exponencialmente a visibilidade de sua campanha.-
Adriana Coutinho - empresária,
palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa
especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais.
Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu
conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado. A empresária conta com
grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely
Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros.
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