Internet das coisas, exploração espacial, realidade virtual. Embora o avanço humano caminhe a passos largos em questões tecnológicas, ainda temos a mentalidade dos homens das cavernas. Aquela de quando a sobrevivência dependia de sermos os melhores, lutar ou fugir.
Nossos ancestrais
sobreviveram e prosperaram graças ao desenvolvimento da confiança entre eles.
Unidos, produziram ferramentas melhores, caçaram mais, elaboraram a
agricultura, a indústria, a era tecnológica e a do conhecimento.
Isolados e sem poder confiar
em ninguém, estariam fadados à extinção. Pertencer a grupos faz parte da nossa
evolução, está em nosso DNA. Mas temos que ser o "melhor" do grupo.
Então posso afirmar que
existe algo em comum entre Elon Musk, Mark Zuckerberg, eu e você: o medo de não
ser o melhor. Ou mais claro ainda, o medo de ser rejeitado!
Ser rejeitado é, portanto,
um dos maiores medos do ser humano.
Ser aceito é tão primordial para
o ser humano, que chegamos a fazer parte de grupos que nem gostamos tanto.
Atendemos mais aos anseios dos outros que os nossos. Colocamos filtros em redes
sociais para ganharmos mais likes.
Ser rejeitado é tão grave
que fugimos da prospecção e das vendas, ainda que estejamos colocando a empresa
em risco ao fazer isso.
Este medo não é uma teoria.
Todos nós já fomos rejeitados. E dói. O desprezo é um golpe para o ego - MAS
ATENÇÃO - aqui está a chave. É o ego que se ofende. O empresário, que se move
por um propósito, vai dar o máximo para se conectar com o maior número de
pessoas, para levar sua missão ao mundo.⠀
Esse esforço exige muita
coragem, determinação e disciplina. Precisa de energia, mas veja só: tiramos
energia do egoísmo (denso) e o colocamos no servir (sutil).
Portanto, quando você dá
ênfase ao bem que proporciona e deixa os ganhos serem uma consequência natural
de suas ações, conquistar clientes vira a maior felicidade da sua vida.
Com essa consciência, é
possível iniciar pequenas mudanças de comportamento. Seguem 6 (seis) passos
para combater o medo da rejeição:
1. Busque por pequenas
vitórias na sua vida
Toda vez que receber o
"não" de um cliente em potencial, imediatamente lembre dos
depoimentos de clientes no seu site, elogios nas redes sociais ou no WhatsApp.
Priorizar o positivo neutraliza o efeito psicológico da rejeição.
2. Não é pessoal
Perder um negócio não
significa incapacidade. Infinitos contextos podem ter impedido que o negócio
acontecesse. Inclusive algum tipo de proteção para você. O famoso “não era pra
ser”. Quanto antes se recuperar, mais oportunidades estarão disponíveis.
3. Peça um favor a um
estranho
Existe uma maneira rápida de
perder o medo da rejeição: se expor a ela. Treine com estranhos e não com
prospects. Em algum momento vai se tornar engraçado. Depois vira uma
estratégia!
4. Dê um passo para trás
Quando receber um não, use
uma visão abrangente para entender o que poderia ser feito de diferente. Aí,
efetivamente o ocorrido se torna um aprendizado.
5. Use a rejeição como
motivação
O medo pode produzir dois
efeitos. Paralisação ou motivação para ir além. Tudo depende de como você
aceita e lida com a rejeição.
6. Continue até o “sim”
A prospecção é um jogo de
números. Enquanto você mantém a consistência buscando por clientes, as chances
de sucesso aumentam. Está matematicamente provado!
Já que saímos da idade da
pedra, mas continuamos carregando-a no inconsciente, devemos observar o medo
para podermos agir sobre ele, passando de vítimas indefesas ao status de
vigilantes das emoções. Chamamos isso de inteligência emocional!
Ricardo
Ricchini
- mentor de vendas e usa neurociência para mostrar como empresas obtém alto
desempenho comercial e fecham mais negócios desenvolvendo sua inteligência
emocional. Já treinou mais de 50 empresas com o seu método Venda com Propósito
e impactou mais de 3.000 pessoas com treinamentos comportamentais.
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