Garantir um atendimento próximo e assertivo é um desafio constante no mundo corporativo. É preciso buscar sempre por alternativas que tragam a melhor experiência possível, através de uma comunicação personalizada, veloz e eficiente. Dentre todos os mecanismos disponíveis no mercado, o agente virtual de voz é, sem dúvidas, um instrumento poderoso a ser investido pelas empresas.
Altamente beneficiado pelos avanços tecnológicos, o
desenvolvimento de agentes de voz humanoides já se tornou uma realidade no
universo corporativo. Programados para resolver as dúvidas mais presentes dos
consumidores, trazem em sua essência uma objetividade extremamente importante
para a satisfação dos clientes.
Quais os benefícios do agente virtual de voz para o
atendimento ao cliente?
A facilidade e agilidade em solucionar uma demanda
são fatores cruciais valorizados pelos usuários. Quando resolvidos com
eficácia, a credibilidade na marca e a confiança em seu atendimento se tornam
imensamente favorecidos, fazendo com que os clientes se sintam seguros para
tirar dúvidas sobre os produtos ofertados, renegociar dívidas, ou qualquer
outra solicitação.
Todos esses ganhos podem, ainda, ser conquistados
via um excelente custo-benefício – levando em consideração a superação dos
gastos de um atendente humano quando comparado com o agente virtual de voz.
Mesmo se tratando de um recurso tecnológico, a qualidade na conversação
permanece elevada, contribuindo para uma satisfação de relacionamento que,
quando não correspondida, pode ocasionar em sérios problemas para a reputação
da empresa.
Em um relatório divulgado pelo New Voice Media,
cerca de 74% dos clientes afirmam que deixam de procurar pela marca novamente
caso tenham uma experiência negativa. Financeiramente, o estudo
identificou uma média de US$ 62 bilhões de prejuízos anualmente, em casos de
atendimentos ineficazes. Quanto mais precisa, clara e direcionada for a
comunicação e informação ao público-alvo, melhor será sua performance no
mercado – demandas que esta tecnologia pode, sem dúvidas, sanar com grande
assertividade.
Como implementar o agente virtual de voz?
Migrar do atendimento 100% humano para o de voz não
é fácil – tanto para as empresas quanto para seus clientes, que já estavam
acostumados a conversar com um profissional para atender suas necessidades.
Toda mudança exige um período de adaptação, e o mesmo ocorrerá com a
implementação do agente virtual de voz.
Contar com o apoio de uma equipe especializada no
ramo será fundamental. A tecnologia precisa ser adaptada para cada negócio,
conforme seu segmento de atuação, metas e exigências de seus consumidores. Por
isso, estes profissionais deverão compreender a fundo cada um desses pontos,
criando um fluxo aderente ao seu público-alvo.
Uma vez entregue, o ciclo de operação deve
continuar sendo aprimorado constantemente, em prol de uma entrega de
atendimento mais personalizado possível. A companhia deve sempre acompanhar as
tendências de seu mercado, o que está sendo exigido e, atualizar o agente
virtual de voz para que acompanhe os pedidos de seus consumidores.
Mesmo diante da intensa popularidade dos canais de
atendimento por mensageria, o agente virtual de voz se torna uma ótima solução
para agilizar e otimizar a resolução de inúmeras dúvidas dos consumidores. Para
aqueles que querem finalizar a comunicação em outra plataforma, as empresas
podem conciliá-lo com outros canais de atendimento, permitindo que o usuário
escolha aquele que lhe for mais confortável.
Vale ressaltar que, até hoje, a voz é um dos meios
de comunicação mais inclusivos do mercado, capaz de abordar a maior parte do
público com maior desempenho do que diversas outras ferramentas. Sempre vise
implementar soluções que tragam um fluxo permanente e amigável na conversa,
priorizando uma experiência excepcional – assim, seu cliente, certamente,
lembrará e recomendará sua marca para futuras compras.
Leonardo Coelho - Head de Customer Sucess e
Product Manager do Voice Bot na Pontaltech, empresa especializada em
comunicação omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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