O avanço das tecnologias e as mudanças na educação brasileira, como a adoção do novo ensino médio, estimulam a escola do protagonismo real
Nesse contexto, ao professor está reservada a expressiva responsabilidade de gerir os processos de ensino e implementar o planejamento focado na intencionalidade pedagógica, que prioriza resultados relacionados ao desenvolvimento de capacidades cognitivas e socioemocionais.
“A mudança de ator central na escola se estabelece quando o estudante tem a possibilidade de desenvolver algo que se dá a partir do seu interesse e pode participar ativamente do processo de tomada de decisão”, sublinha Raggazzi, que apresentou a palestra “Atestado de Óbito da Escola Professoral e Certidão de Nascimento da Escola do Protagonismo Real”, durante a Bett Brasil 2022 – maior evento de educação e tecnologia da América Latina, realizado este mês, em São Paulo.
Além do impacto da tecnologia, as mudanças na educação brasileira, com a adoção do novo ensino médio, estimulam a escola do protagonismo real do estudante. Entretanto, ainda há entraves, um deles é que os exames de acesso ao ensino superior primam pelos conteúdos e não pelas habilidades. “Na hora que o estudante vai fazer o Enem e também os vestibulares, eles são avaliados pelo conhecimento que eles possuem, que muitas vezes, é um conhecimento mecânico, reprodutivo”, observa.
Marcos Ragazzi -
diretor executivo das unidades
escolares do grupo Bernoulli Educação.
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