Novo estudo da
Webmotors revela que 72% dos entrevistados querem adquirir um veículo neste
ano. Preço acessível, conforto e economia de combustível são fatores que
impactam a decisão final
A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil
e principal portal de negócios e soluções para o segmento, anuncia os resultados
de uma pesquisa inédita realizada para entender o comportamento de compra dos
jovens brasileiros.
O novo estudo contou com a participação de mais de
1.200 consumidores, com idade entre 18 e 25 anos de todo o Brasil, e traz os
principais insights sobre quem já tem um veículo e gostaria de trocar por um
modelo mais novo neste ano e também a respeito daqueles que ainda pretendem
adquirir o primeiro carro. Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados
declararam ter a intenção de concluir a troca ou a compra de um veículo em
2022.
“Os modelos usados estão na mira de 90% de
todos os respondentes. Dentro da faixa etária pesquisada, os itens que mais
contam na hora de finalizar o negócio são preço acessível, conforto e economia
de combustível”, analisa Cris Rother, CMO da Webmotors.
Na Webmotors, os jovens (de 18 a 25 anos) já são 7%
do total de pessoas que anunciam na plataforma, o que corresponde a
aproximadamente 5 mil pessoas.
Diferenças entre quem já tem e ainda não possui um
carro
Para quem já tem um carro (40%), o primeiro passo
para realizar a troca já foi dado: 68% deles já se preparam para realizar o
negócio, 34% pouparam o dinheiro em banco, enquanto outros 23% preferiram
quitar débitos antigos ou investir em um consórcio (11%). Nesse perfil, 83%
utilizam o veículo atual como principal meio de transporte.
Sobre quem ainda não tem um carro (60%), a maioria
pretende realizar a primeira compra ainda no primeiro semestre de 2022. Para
isso, 38% já guardaram o valor do bem em uma poupança, ao passo que 20% também
tiveram a preocupação de quitar débitos anteriores. Assim como quem já tem um
carro, a parcela dos que preferiram investir em um consórcio também é pequena,
com apenas 6% de adesão. Os compradores de primeira viagem revelam que
atualmente utilizam os carros por aplicativo como principal meio de locomoção
(39%), seguidos pelo metrô (31%). Outros 30% se dividem entre ônibus e
bicicleta.
Seguro, sustentabilidade e alta tecnologia não são
itens essenciais
“Como esse é um perfil de consumidor que
naturalmente têm menos dinheiro para investir, mas precisa de um carro para dar
um upgrade
no conforto e locomoção, itens como valor do seguro,
sustentabilidade e alta tecnologia não são atributos considerados essenciais”,
comenta Cris Rother.
A Webmotors conta com mais de 300 mil veículos
usados anunciados dentro da plataforma. Os usuários contam ainda com condições
e taxas de financiamento exclusivas oferecidas pelo Santander.
Webmotors
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