Ferramenta imprescindível para o sucesso empresarial estrutura as receitas e despesas direcionando a tomada de decisões, tanto em situações de déficit quanto de saldo positivo
Seja em um pequeno negócio ou uma empresa de grande
porte, o fluxo de caixa é o controle financeiro conhecido no mundo da
consultoria como “bola de cristal”. Essa ferramenta permite ao empreendedor
prever parte do futuro da sua empresa com base no fluxo financeiro. A falta de
dinheiro pode demandar uma captação no mercado enquanto a sobra provoca uma decisão
racional sobre onde aplicar esse recurso.
“O fluxo de caixa é um controle gerencial
consolidado, contempla toda a estrutura de entradas e saídas da empresa, desde
as receitas aos custos fixos e variáveis. Assim, é fundamental que o
empreendedor tenha todos os demais controles gerenciais em mãos para
consolidá-los no fluxo de caixa”, explica o gerente de Relacionamento com o
Cliente do Sebrae, Enio Pinto.
Segundo ele, quando o saldo do fluxo de caixa é
negativo, o empreendedor pode, com a devida antecedência, vislumbrar qual é a
melhor linha de crédito, de acordo com a taxa de juros, carência, períodos de
pagamento e exigência de garantias. E, então, fazer uma captação de recurso com
as melhores condições possíveis. Já quando houver sobra de dinheiro, o empresário
avalia se seria o caso de um reinvestimento ou de uma aplicação financeira.
Enio ressalta que o controle financeiro espelha a
performance das diferentes áreas do negócio. “Se o empreendedor tem menos
vendas do que o necessário para cobrir os custos, naturalmente haverá um
déficit. O caminho para resolver esse problema é aplicar o diagnóstico,
perceber as deficiências e trazer uma trilha de soluções. É muito difícil
reverter o quadro com uma ação isolada e aí entra o suporte do consultor ou
mentor”, completa.
Confira as cinco dicas do especialista sobre o
fluxo de caixa:
- Mantenha
o controle sempre atualizado
Esse controle financeiro é muito dinâmico.
Basicamente é uma comparação entre o que o empreendedor faz de planejamento, na
teoria, e o que é realizado, na prática. Ele confronta periodicamente com o
que, de fato, aconteceu em termos de movimentação financeira. Assim, vai se
aperfeiçoando cada vez mais.
- Automatize
os processos
O ideal é utilizar um sistema ou trabalhar com planilhas
automatizadas. Apesar de muito importante, a tarefa de preencher os dados não
pode tomar grande parte do seu tempo. O fluxo é estratégico para o gestor
dirigir o empreendimento, auxiliando no processo decisório.
- Avalize
o negócio e reajuste a rota
O controle financeiro espelha a performance das
diferentes áreas do negócio. Se o empreendedor está tendo menos vendas do que o
necessário para cobrir os custos, haverá um déficit. Para corrigir esse saldo
negativo, é preciso atuar em duas extremidades: ampliando as vendas, melhorando
receitas, ou fazendo investimentos mais racionais.
Já quando a previsão é positiva, é importante
definir um percentual de reinvestimento – sempre com foco no cliente. Time,
inovações e profissionalização da gestão são essenciais para que esse saldo
positivo seja recorrente. Outro caminho interessante é constituir um fundo de
reservas para variáveis externas, como vimos agora no processo da pandemia.
- Mensure
o seu negócio
Existe uma máxima no mercado que diz “o que eu não
posso medir, eu não posso gerenciar”. Então a dica é “mantenha o seu fluxo de
caixa atualizado”, a fim de que ele possa cumprir sua missão, que é ser um
instrumento de consulta diária para todo o processo decisório. Todas as
empresas, incluindo os pequenos negócios, precisam ser data driven, ou seja,
seu gerenciamento tem que se dar com base em dados consistentes.
- Persiga
o conhecimento
O
empreendedor precisa de um processo de capacitação continuado. A dinâmica de
gestão dos negócios é muito acelerada, então, o gestor deve se atualizar e
profissionalizar sua gestão permanentemente. Os empresários podem procurar o
Sebrae mais próximo e se capacitarem para fazer fluxos de caixa efetivos. Dada
a relevância do tema, o Sebrae oferece um portfólio bastante plural, em diferentes
formatos, como consultorias, cursos, vídeos, artigos, em versões presenciais ou
a distância. A maioria dessas soluções é oferecida gratuitamente.
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