Para crianças e adolescentes o retorno às atividades escolares requer organização e promove o fortalecimento da autonomia
As aulas estão retornando em todo país. É hora dos familiares adequarem a rotina para incluir os novos horários, e organização para o retorno das atividades. Para crianças e adolescentes, o período das férias é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras de forma lúdica. Já o retorno à rotina pede muito aprendizado no processo e diálogo entre as famílias.
Para
a psicóloga Michele Morais, do Marista Escola Social Ir, Lourenço, que atende
crianças e adolescentes gratuitamente na Zona Leste de São Paulo (SP), a
infância é uma fase de organização do mundo interno, mais subjetivo, e do pensamento.
“Se a família transmitir segurança, o mundo externo à realidade, é
internalizada pela criança e adolescente. Isso possibilitará o fortalecimento
de sua autonomia, já que eles normalmente absorvem tudo ao seu redor”,
reforça.
A
rotina exerce um papel fundamental no desenvolvimento e preparação para o
retorno, e pode trazer muitos aprendizados para os alunos. “Eles aprendem a
conviver e compreender a realidade de sua família, de sua escola, seu bairro e
até sua cidade. A organização e a rotina podem contribuir para o entendimento
dos limites e convivência com a frustração. Como nem tudo é permitido, algumas
vezes eles podem se sentir frustados, mas esses limites ajudam a entender os
próprios sentimentos e como agir em algumas situações”, revela.
A
especialista dá algumas dicas de como retomar a rotina para o retorno das
atividades.
- Incentivo ao encontro
A
escola é ponto de encontro, e as crianças e adolescentes têm saudade do momento
de interação e de troca com os colegas. Relembrar esses momentos é também
promover e auxiliar os estudantes a se organizarem melhor para a
retomada.
2.Prepara
o momento do retorno
É
importante adequar a rotina em casa (horários para se alimentar, dormir) aos
poucos, antes das aulas retornarem, para ajudar os estudantes na adaptação.
3.
Apoie o inicio e as dúvidas
Todo
início de ano é cercado de novidades, novos colegas, salas, professores.
Independente de qual idade a criança ou o adolescente tenha, o incentivo nesses
primeiros momentos é importante. “Apoie na reorganização da nova rotina, sente
para estudar junto, reveja os horários, calendários, material escolar, descubra
os novos professores. Isso faz com que esse diálogo promova ainda mais
segurança na retomada” .
Marista Escolas Sociais
https://maristaescolassociais.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário