Prevenção, diagnóstico precoce e avanços em tratamentos
são as formas de se combater a doença
Todos os anos o Dia Mundial do Câncer, lembrado em 4 de
fevereiro, reúne profissionais de saúde, sociedade civil e governos de todo o
mundo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da
prevenção, dos fatores de risco da doença e do diagnóstico precoce, bem como do
acesso a medicamentos e possibilidades de tratamentos.
Segundo a União Internacional para o Controle do Câncer
(UICC), o câncer mata quase 10 milhões de pessoas por ano e cerca de 70% dessas
pessoas têm 65 anos ou mais, sendo que as populações mais velhas enfrentam
barreiras desproporcionais na busca por um tratamento eficaz e personalizado. A
UICC também aponta que o nível de desenvolvimento econômico faz diferença na
chance de cura, as taxas de sobrevivência ao câncer infantil, por exemplo, são
superiores a 80% em países de alta renda, mas caem 20% em países de baixa
renda. Além disso, 90% da mortalidade por câncer de colo de útero ocorre em
países de baixa e média renda[1].
“É importante reforçar que estamos todos vulneráveis, porque
o câncer pode atingir qualquer pessoa, a qualquer momento. Precisamos saber
quais são os tipos de exames de rastreamento de acordo com cada faixa etária, e
estarmos atentos à qualquer mudança no nosso corpo. Cada um de nós tem a missão
de ajudar a compartilhar informações e cuidar dos que estão a nossa volta.
Sabemos que o câncer não atinge somente a mama ou a próstata, mas o rim, a
bexiga, o pulmão, a pele e diversas outras partes do nosso corpo. Diagnóstico
precoce significa sempre maior chance de cura”, afirma a Dra. Marina Sahade,
médica oncologista.
A especialista destaca que hoje já há grandes avanços no que
se refere aos tratamentos, incluindo cirurgias e a medicina personalizada.
“Ainda temos um longo caminho a trilhar para garantir amplo acesso a todos os
novos recursos, mas os esforços devem correr paralelamente: trabalhar para que
todos que precisam tenham acesso rápido aos recursos necessários, orientar a
população quanto às medidas de prevenção e rastreamento, e contribuir para que
informação científica de qualidade seja acessível”
Pfizer inicia campanha para 2022
Para marcar a data, a área de Oncologia & Hematologia da
farmacêutica lança neste dia 4 de fevereiro a campanha digital
#BoraFalardeCâncer?. com objetivo de incentivar o debate e o diálogo sobre o câncer em todo o
país; numa tentativa de diminuir o que ainda resta de um antigo tabu a respeito
de falar sobre o assunto. Para isso a ação contará com pacientes, familiares,
fãs e personalidades, entre eles a cantora Elba Ramalho e o comentarista
esportivo Caio Ribeiro. Ambos cederão o espaço e o alcance de suas redes
sociais para pacientes que, assim como eles, enfrentaram e se curaram da
doença.
A ação se estenderá ao longo do ano e abordará outros tipos
de câncer como Leucemia, Cólon-reto, Rim & Bexiga, Pulmão, Mama, Próstata e
Melanoma.
Muitas vezes conhecido como “aquela doença”, o câncer envolve
diversos tabus e lidera a lista de situações mais temidas, sendo o medo número
1 de mais de um quarto da população brasileira[2].
Pfizer
Twitter: @Pfizer e @Pfizer News,
Facebook.com/PfizerBrasil.
Referência
[1] União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O que queremos dizer com "Por Cuidados Mais Justos", ou, em outras palavras, ‘fechar a lacuna do câncer?’ https://www.worldcancerday.org/sites/default/files/2022-01/WCD%20NotaDeFundo-Lacuna.pdf Acesso em fevereiro de 2022
[2] Folha de São Paulo. Câncer é o maior medo dos brasileiros, mostra pesquisa do
Datafolha. https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2019/08/cancer-e-o-maior-medo-dos-brasileiros-mostra-pesquisa-do-datafolha.shtml Acesso em fevereiro de 2022
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