Mais de dois milhões de pessoas ficaram inadimplentes em 2021. Em projeto piloto realizado na pandemia, um grande varejista brasileiro conseguiu manter as volumetrias e taxas de aprovação, enquanto diminuiu em 7,2% a inadimplência e tornou mais eficiente seu processo de aprovação de crédito
A crise econômica causada pela
pandemia da Covid-19 resultou em um aumento de 2,6 milhões de inadimplentes em
2021, o equivalente a população de Belo Horizonte, passando de 61,4 milhões em
dezembro de 2020 para 64,0 milhões no mesmo mês de 2021. Diante deste cenário,
para ajudar as empresas a conceder crédito de forma mais assertiva e mitigar a
falta de pagamento, além de proteger os consumidores, a Serasa Experian lança
hoje o Calibrador de Inadimplência. Baseada em inteligência de dados e scores
customizados, a nova solução funciona como uma espécie de vacina para aumentar
a imunidade dos negócios contra a inadimplência desenfreada. Em projeto piloto
realizado na pandemia com um grande varejista brasileiro, o Calibrador ajudou a
diminuir a inadimplência em 7,2%, um resultado expressivo diante da atual
realidade econômica.
“O aumento da concessão de empréstimos
sem garantias e a inflação de dois dígitos registrada no país intensificaram a
tendência de alta nos números de inadimplência em 2021. Para garantir a
imunidade contra esse problema e proteger empresas e consumidores, o Calibrador
funciona como uma vacina e foi desenvolvido por meio de inteligência dos dados
combinada a pesos diferentes nas variáveis que compõem os modelos de score. Com
isso, temos uma solução para momentos de estresse causados pela grande
instabilidade macroeconômica, apoiando as empresas, protegendo os consumidores
e freando o que poderia se tornar um ciclo vicioso e prejudicial para ambos. A
solução Calibrador consegue ser positiva para os dois lados”, explica o diretor
de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Alex Franco.
A implantação do Calibrador de
Inadimplência foi testada em um projeto piloto com um grande varejista em uma
amostra com cerca de 200 mil CPFs. A Serasa Experian traçou estratégias para
mitigar os riscos de inadimplência, pois a empresa, que durante longo período
teve um cenário de concessão de crédito estável, notou que o número de
inadimplentes tinha subido até 13%. Uma política de crédito que antes
funcionava passou a ser ineficiente por não estar calibrada com o cenário
econômico atual, fazendo com que a companhia propensa a paralisar sua operação
de crédito online. No entanto, os especialistas da Serasa Experian implantaram
a solução ideal para melhorar a performance do canal varejista e tornar mais
viável a operação de crédito. Dessa forma, após três meses combinando o
Calibrador de Inadimplência com o score customizado, os resultados foram
promissores: um público mais aderente foi identificado, mantendo a taxa e
volumetrias de aprovação e diminuindo a inadimplência em 7,2%.
“O crédito é uma
ferramenta fundamental para a retomada econômica, além de empoderar os
consumidores e as empresas. Por isso, para manter o mercado com crescimento
saudável, ou seja, as relações entre credor e devedor, é preciso utilizar a
inteligência de dados e as melhores capacidades analíticas do início ao fim:
desde a concessão até a recuperação da inadimplência. É exatamente essa
expertise que a Serasa Experian propõe, gerando um impacto positivo para
empresas e consumidores.”, finaliza Alex Franco.
Serasa Experian
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