Pesquisar no Blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Hoje, no Dia Mundial da Luta Contra a Aids, chega às farmácias do Brasil autoteste inovador para diagnóstico do HIV

Produzido pela Chembio Diagnostics Brazil, produto revoluciona o diagnóstico da infecção, que será realizado de forma simples em apenas 15 minutos

 

Nesta quarta-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Brasil celebra a evolução na autotestagem para HIV com a chegada do autoteste Sure Check® HIV, da Chembio Diagnostics Brazil, a grande parte do território nacional. Destinado ao uso do público em geral, o autoteste detecta de forma simples, rápida e segura os anticorpos contra HIV-1/2 por punção digital. Com sensibilidade e efetividade de 99,9%, o Sure Check® HIV já é comercializado mundialmente e está presente em ações estratégicas de combate ao HIV junto ao GLOBAL FUND. Aprovado pela Anvisa e com marcação CE, o produto também é pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O teste funciona com a coleta de uma pequena amostra de sangue – 2,5uL (microlitros) – o menor volume de amostra no mundo. Outra inovação do Sure Check® HIV é que o sangue é colhido diretamente no dispositivo, o que torna o produto muito mais simples para o usuário e menos propenso a erros. O resultado aparece na forma de linhas que indicam se há ou não presença de anticorpos para o vírus HIV. A presença dos anticorpos mostra que a pessoa foi exposta ao vírus causador da aids. O resultado leva 15 minutos para ficar pronto e caso o consumidor tenha qualquer dúvida antes ou depois de fazer o teste, o número 0800-887-1589 está disponível para auxiliar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É importante lembrar que a infecção pelo HIV só pode ser confirmada 30 dias depois da exposição ao vírus – seja ela por relação sexual desprotegida, transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de seringas contaminadas ou demais formas de transmissão do HIV. Esse período é o tempo que o organismo precisa para produzir anticorpos em níveis que o autoteste consiga detectar (janela imunológica). Se o resultado for negativo, a recomendação é que o teste seja repetido 30 dias depois do primeiro teste e outra vez após outros 30 até completar 120 dias da primeira exposição. E, caso seja positivo, a recomendação é procurar um médico ou unidade de saúde para a realização de mais exames e acompanhamento especializado.

O diagnóstico tardio ainda é um problema no combate à epidemia do HIV, pois permite a continuidade da cadeia de transmissão do vírus. O Sure Check® HIV é uma ferramenta de triagem sorológica, concebida para ampliar, com total privacidade, a autotestagem de pessoas com suspeita de infecção pelo HIV que, de outra forma, não se submeteriam a testagem em instituições de saúde como laboratórios ou centros de referência.

Devido aos avanços no tratamento, os portadores do vírus HIV podem ter uma vida longeva e normal e, para isso, é fundamental ter conhecimento da sua condição sorológica por meio da testagem diagnóstica.

O Sure Check® HIV já está disponível para venda nas grandes redes e farmácias independentes das principais cidades do país.

 

COMO REALIZAR O AUTOTESTE SURE CHECK® HIV

A caixa do produto tem um envelope de alumínio contendo:

Dispositivo de teste com uma tira de teste no interior, cápsula do tampão junto ao dispositivo de teste, lanceta estéril, curativo, gaze estéril, sachê de álcool, suporte descartável e manual de instruções.

 

PREPARANDO O TESTE

Posicione o suporte do teste numa superfície plana com a base maior para baixo.

Abra o sachê do teste no picote

Retire a cápsula do tampão do dispositivo de teste

Insira a cápsula do tampão no suporte do teste

Abra o sachê de álcool e a gaze estéril

Limpe o dedo com álcool e deixe secar

Tire a tampa da lanceta

Encoste a parte vermelha da lanceta e pressione para perfurar a pele

Aperte o dedo suavemente para formar uma gota de sangue

Preencha a ponta do dispositivo de teste com sangue

 

FAZENDO O TESTE

Posicione o dispositivo verticalmente acima do suporte do teste

Empurre firmemente através do lacre de alumínio até o fundo

Verifique se há um fluxo de cor rosa em até 1 minuto

Se não houver fluxo rosa, empurre o dispositivo de teste mais fundo na cápsula do tampão

Marque no relógio para ler o resultado em 15 minutos

Use a gaze estéril para limpar o dedo e colocar o curativo

 

INTERPRETANDO O RESULTADO APÓS 15 MINUTOS

Resultado NÃO REAGENTE

Se o seu autoteste tem apenas a linha controle

 

Resultado REAGENTE

Se o seu autoteste tem a linha controle e a linha teste 


DADOS DO HIV/AIDS NO BRASIL

De acordo com o Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, de 1980 a junho de 2020, foram identificados 1.011.617 casos de aids no Brasil. O país tem registrado, anualmente, uma média de 39 mil novos casos nos últimos cinco anos. O número anual de casos de aids vem diminuindo desde 2013, quando se observaram 43.368 casos; em 2019 foram registrados 37.308 casos.

 

Chembio Diagnostics Systems

 www.instagram.com/surecheckhiv/

www.facebook.com/SureCheckHIV/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados