Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Transplante Capilar: Desrespeito ao tempo de cicatrização preocupa especialistas

Técnica FUE é menos invasiva e oferece melhor resultado, mas exige responsabilidade do paciente e da equipe médica

 

O Transplante Capilar, que se tornou o procedimento mais buscado nos últimos dois anos, tanto por homens quanto por mulheres, exige responsabilidade e oferece riscos, alertam especialistas. A técnica FUE, que consiste na extração dos folículos saudáveis da área doadora e realocados na região onde a falta de fios incomoda, é considerada a menos invasiva e a que garante resultados mais naturais. No entanto, em casos de calvície mais severa (a partir do grau cinco), podem ser indicados dois transplantes e o tempo de intervalo entre eles deve ser respeitado ou pode causar complicações ao paciente.

"Essa questão envolve cicatrização, reestabelecimento da área doadora e até mesmo da elasticidade da pele", explica Dr. Jurandir Carrascosa, diretor do corpo médico da Mais Cabello e médico cirurgião de transplante capilar e vascular, com título de especialista pela SBACV.

O médico, que também é professor de Cirurgia Dermatológica Avançada e da Especialização de Tricologia e Transplante Capilar na Faculdade BWS, explica que um tempo seguro para esses pacientes deve ser, em geral, acima de seis meses.

"Estamos observando que diversos pacientes estão fazendo um intervalo de menos de três meses, colocando em risco a área doadora antes de aguardar o tempo de recuperação adequado e o crescimento da área receptora para então complementar com mais exatidão o procedimento inicial. Cabe ao médico, profissional de saúde competente e sério, informar ao paciente todas as implicações que essa `pressa` pode acarretar, como maior tendência a fibrose na área doadora, falhas no crescimento dos cabelos, inviabilidade de futuros folículos até então saudáveis e riscos anestésicos-cirúrgicos", avalia o especialista.

Dr. Jurandir complementa ainda que essa prática de ignorar o tempo de recuperação é condenada por profissionais comprometidos com o bem-estar do paciente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados