Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Analista financeiro dá 5 dicas para entrar em 2022 no azul

Analista e educador financeiro há mais de 16 anos, Uesley Lima lista cinco dicas para equilibrar as contas em 2022 

 

A crise econômica tem afetado a vida de milhões de brasileiros. Não à toa, o País acumula cerca de 62 milhões de inadimplentes. Segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, divulgado este ano pelo Banco Central do Brasil, cerca da metade dos brasileiros estão em situação de baixa saúde financeira e 58,4% afirmam que as finanças causam estresse e refletem na vida familiar.

 

Os bancos e cartões de crédito seguem sendo os maiores credores dos cidadãos inadimplentes no Brasil, representando 28,7% das dívidas. Em seguida, estão as dívidas de contas básicas, como água e eletricidade, que correspondem a 23% dos devedores. As empresas de comércio varejista aparecem em terceiro lugar, com 13% das dívidas registradas no Serasa.

 

De acordo com o analista e educador financeiro Uesley Lima, com mais de 16 anos de atuação, é necessário que as pessoas tenham um controle cada vez mais minucioso sobre suas finanças: “Basicamente, é preciso tratar as nossas finanças pessoais como uma empresa, com controle total do quanto entra, e sai da sua conta. Hoje em dia, existem diversos recursos que podem te ajudar”, afirma.

 

Neste momento de fragilidade da economia brasileira, alguns cuidados com as contas pessoais são imprescindíveis. Pensando nisso, Uesley Lima listou cinco passos para ajudar as pessoas a organizarem as suas finanças, e conquistarem uma perspectiva financeira melhor em 2022.

 

Faça o seu diagnóstico financeiro

 

Comece fazendo uma análise categórica das suas finanças. A recomendação é organizar em uma planilha de controle as suas fontes de renda - do salário até outras receitas que você possa ter, e os seus gastos fixos. Assim, você terá uma ideia do seu balanço mensal, isto é, se você está fechando os meses no vermelho, ou com um saldo positivo.

 

Evite fazer novas dívidas

 

Evitar o acúmulo de novas dívidas é outro ponto fundamental para colocar sua saúde financeira nos trilhos. Neste caso, recomenda-se fugir do uso exacerbado de cartões de crédito e, principalmente, do cheque especial. O ideal é priorizar as compras à vista, para assim, impedir o efeito bola de neve do endividamento.

 

Elimine ou diminua as despesas supérfluas

 

Para sair da crise, é essencial diminuir as despesas não necessárias. O importante é se manter focado nas suas prioridades atuais. O pensamento a longo prazo será o seu maior aliado. À medida em que suas contas estiverem mais balanceadas, será possível melhorar o seu padrão de vida, e logo você poderá comprar o que tanto deseja.

 

Renegocie suas dívidas

 

Feito o seu diagnóstico financeiro e o enxugamento das suas despesas, é hora de organizar-se a respeito do quanto você deve aos credores, e como pagá-los. Neste ponto, é fundamental que você tenha consciência plena dos valores viáveis dentro do seu orçamento mensal, e é preciso deixar clara a sua real situação financeira. Assumir parcelas mais altas do que o previsto nos gastos mensais é um erro que pode comprometer tudo o que você havia organizado até então. 

 

Pense a longo prazo

 

Priorizar o pensamento a longo prazo dentro do seu plano de ação para enfrentamento da crise só irá te proporcionar vantagens posteriormente. Sempre que puder, lembre-se de poupar um pouco mais, ou quem sabe até investir esse dinheiro. Planejar o seu futuro é um investimento para melhorar a sua qualidade de vida, e este planejamento prévio irá te proporcionar benefícios não somente financeiros, mas um bem-estar pessoal impagável.

 

Para o analista e educador financeiro, evitar a contração de novas dívidas é um ponto fundamental para não comprometer o planejamento de um novo ciclo: “Normalmente, o que deixa o brasileiro no “fundo do poço” das finanças é o cartão de crédito e o cheque especial. O principal problema do brasileiro é comprar sem ter o dinheiro”, explica o especialista.

 

“Se você começar a planejar seu futuro baseando-se em grandes sonhos, como comprar uma casa, ou um carro melhor, você precisa deixar de gastar de imediato, e economizar para gastar melhor no futuro, em alguma coisa que vá gerar muito mais prazer para você e sua família. Então, é preciso se programar”, completa Uesley Lima.

 

Uesley Lima - nalista, educador financeiro e trader da Bolsa de Valores, Uesley Lima dedica seu tempo ao desenvolvimento de conteúdos com o intuito de instruir tanto iniciantes como experientes no mundo dos investimentos e finanças. Co-fundador da empresa THEO3 Investimentos, o especialista dispõe de mais de 6 mil clientes, e já prestou auxílio à mais de 5 mil pessoas em seus cursos, palestras e workshops em todo território nacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados