Pesquisar no Blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Após cinco meses de queda, emplacamentos de veículos zero km crescem 7,31% em novembro e chegam a quase 13% no acumulad

Esta é a primeira alta de emplacamentos de veículos após cinco meses de quedas seguidas, demonstrando que o setor vai, aos poucos, retomando o ritmo de crescimento esperado. A FENABRAVE calcula que o ano deve fechar com licenciamentos 11,1% maiores do que em 2020


De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em novembro, cinco dos seis segmentos automotivos registraram altas nos emplacamentos. Apenas Caminhões, segmento que teve elevação de mais de 45% no acumulado do ano, registrou baixa em relação ao mês anterior.

No total, o Setor como um todo somou 296.203 mil unidades, uma alta de 7,31%, em novembro, sobre o mês de outubro de 2021, mas queda de 11,40% sobre novembro de 2020. No acumulado dos 11 meses do ano, o Setor teve crescimento de 12,86%, sobre o mesmo período do ano passado.

“Após cinco meses de quedas seguidas, o Setor reagiu em novembro, e acredito que podemos fechar o ano dentro das nossas projeções de crescimento (11,1% para o ano de 2021). Dados os desafios enfrentados nos últimos meses, como a crise de abastecimento global e alta de juros no País, penso que é um ótimo desempenho, ainda que sobre uma base comparativa mais baixa, de 2020. Valem ser destacados os bons resultados de Ônibus, Motocicletas e Comerciais Leves no mês. Todos cresceram, de forma consistente, em novembro”, analisa Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

Resumo Mensal novembro de 2021 – Tabela Geral e por Segmento


 Automóveis e Comerciais leves



Os segmentos de Automóveis e Comerciais Leves apresentaram comportamentos positivos.

“A disponibilidade de veículos tem modulado o ritmo desses segmentos. Oferta e aprovação de crédito continuam em bons patamares”, destaca Assumpção Júnior, lembrando que as altas recentes, nas taxas de juros, podem impactar os financiamentos e, consequentemente, os emplacamentos, nos próximos meses.



Caminhões


Apesar de ser o único dos segmentos a registrar retração em novembro sobre outubro, a queda é atribuída ao baixo ritmo de oferta de veículos, por parte da indústria. A demanda continua aquecida, tanto que alguns modelos estão sendo comercializados agora, mas com previsão de entrega apenas para junho de 2022. “No acumulado do ano, a alta já é de 45,06%, a maior de todo o Setor da Distribuição de Veículos. As vendas continuam aquecidas, em especial, em função da demanda do agronegócio”, diz o Presidente da FENABRAVE.



Ônibus


Registrou a maior alta percentual de todo o Setor da Distribuição de Veículos em novembro, na comparação com o mês anterior. No entanto, Assumpção Júnior afirma que esse comportamento de vendas se deve ao baixo desempenho deste segmento ao longo de todo o ano de 2021. “A melhora, de 14,35%, nas vendas de Ônibus é uma ótima notícia para o Setor, mas temos que contextualizar que se trata de um aumento de menos de 200 unidades sobre as registradas em outubro. Acredito que teremos uma visão mais clara sobre a recuperação deste segmento, apenas, em 2022”, explica o Presidente da FENABRAVE.



Implementos Rodoviários


Mantém-se positivo em todos os parâmetros de avaliação.

“Tem sido um excelente ano para o segmento e acredito que este mercado deve se manter aquecido nos próximos meses, uma vez que os Implementos Rodoviários acompanham, de perto, o desempenho dos emplacamentos de Caminhões”, diz Assumpção Júnior.




Motocicletas


A alta registrada, em novembro, está relacionada com a capacidade de entrega de Motocicletas pela indústria. A aprovação de crédito continua próxima de 4,8 propostas a cada 10 enviadas (apesar da alta na taxa de juros) e houve redução da espera de alguns modelos. “Em meses anteriores, estávamos trabalhando com agendamentos para até 120 dias. Neste mês, o prazo de entrega diminuiu um pouco, com alguns modelos podendo ser entregues em um período de 50 a 60 dias” , afirma Assumpção Júnior.


Tratores e Máquinas Agrícolas


Obs.: Por não serem emplacados, tratores e máquinas agrícolas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.

Com alta expressiva em outubro, sobre o mês anterior, as vendas de Tratores e Máquinas Agrícolas devem terminar o ano com um desempenho bem próximo ao previsto pela FENABRAVE, no terceiro trimestre. “O resultado não surpreende, dado o bom desempenho do agronegócio. Estimamos uma alta de 20,4% para este ano, o que deve fazer com que o segmento atinja a comercialização de mais de 55 mil unidades no período”, afirma o Presidente da FENABRAVE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados