Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Festas de final de ano: manter a dieta ou apenas aproveitar

Confira as dicas nutricionais e também psicológicas para manter a saúde do corpo e da mante neste fim de ano

 

O final de ano sempre é marcado por muitos encontros, reuniões, jantares e almoços. Uma grande tentação para quem, ao longo do ano, tentou se manter na dieta e escolheu se alimentar melhor.

Mas com tantas oportunidades, o que fazer? Deixar tudo de lado e aproveitar ou dar continuidade aos cuidados e aproveitar todos esses momentos? A nutricionista credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Dra. Fernanda Gularte (CRN 8/5232) e a psicóloga, Ana Paula Zanardi (CRP-08/12728), ajudam nas respostas dessas perguntas tanto pelo viés nutricional quanto psicológico. 

“Tem como manter a dieta nas festas de final de ano, se essa for a opção. Continue o seu planejamento alimentar diário e quando chegar ao evento de confraternização observe quais as melhores opções dentro do que é oferecido e faça as suas escolhas”, aconselhou Fernanda Gularte.

A psicóloga alerta ainda que este ano as comemorações com os familiares possuem valor especial, já que todos ficaram por um longo período distantes. “Temos que entender que se alimentar vai além de calorias. Comer é afeto, é alegria, é estar com pessoas que gostamos, é nos nutrir de amor, carinho e cuidado. Passamos muito tempo, por conta da pandemia, privados de comemorações, eventos sociais e até mesmo de um gesto simples de dar um abraço. Aproveite o seu final de ano com pessoas que você ama e dando o devido espaço para a comida em sua vida. Buscando um equilíbrio, nem para o exagero e nem para a restrição. Comendo de forma mais intuitiva e consciente sem culpa”, destacou Zanardi. 

Outro ponto de alerta da profissional é em relação aos comentários familiares que podem surgir durante o encontro, que se referem ao estilo de vida escolhido pelas pessoas que optam por uma alimentação balanceada. “Relações sociais e familiares precisam de limites e precisamos treinar nossas habilidades sociais diariamente. Uma resposta assertiva seria, não faço dieta e sim cuido da minha saúde com sabedoria e equilíbrio. E você como tem cuidado da sua vida?”, comentou. 

Para as pessoas que optam em seguir no plano alimentar, Fernanda Gularte oferece algumas dicas:

 

- Fuja das frituras e dos queijos amarelos e salgados com farinha refinada, e dê preferência aos grelhados, assados, espetinhos, sashimis, queijo coalho.

- Sempre coloque proteína no prato e enquanto se serve, foque no processo.

- Nestas ocasiões sempre há pratos especiais e específicos desta época, então, para saboreá-los, mastigue com calma e sinta o máximo o sabor de cada um;

- Lembre-se sempre que você está ali para comemorar, não apenas para comer;

- Converse bastante, assim, o foco não fica apenas na alimentação;

- Se preferir, é possível fazer uma refeição antes de sair de casa, de preferência proteína, uma omelete ou ovo cozido. Ao chegar, visualize todas as opções e aí sim, se sirva.

 

A nutricionista também oferece um conselho para aquelas pessoas que exagerarem na noite ou no dia da ceia. “Se você acabou exagerando nas ceias, saiba que é só voltar ao foco já na refeição seguinte, retomar a rotina alimentar e vai ficar tudo bem! Não serão uma ou 2 refeições que vão fazer você perder todo o seu esforço e dedicação até aqui. Fique bem! E com a consciência tranquila, coma com moderação, comer de tudo e não tudo, que fica tudo bem”, finalizou.

 

  

Paraná Clínicas

www.paranaclinicas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados