Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

A geração Z e os millennials querem um gestor que os inspire e lhes dê segurança psicológica

O estudo revelou que, quando se trata de personalidades e interesses, nossas pré-concepções não correspondem necessariamente à realidade. Também revelou que esses dois grupos têm diferenças e similaridades -- mas ambos buscam o mesmo de um gestor. Vejamos o que diz minha pesquisa.  

Tanto a geração Z quanto os millennials foram específicos ao descreverem os comportamentos que procuram em um líder. Todos os pesquisados, inclusive líderes, concordam que é importante que o líder seja atencioso e que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. “Atencioso e equilibrado”, “relacionável e autêntico” e “honesto e confiável” são as características que as duas gerações mais valorizam em um gestor.  

Curiosamente, essas gerações mais jovens não dão tanta importância à diversão, embora os líderes achem que sim e deem mais valor a um ambiente de trabalho divertido do que a geração Z e os millennials. Na verdade, a maior preocupação da geração Z e dos millennials é que os gestores sejam sérios, respeitosos e confiantes. Além disso, eles querem ser liderados pelo exemplo e buscam um líder protetor que os oriente, apoie, ensine e dê feedback.  

Essas descobertas ressaltam que, para a geração Z e os millennials, o ambiente de trabalho é, até certo ponto, uma continuação da vida que têm em casa -- um local onde buscam segurança psicológica. 

Outra área em que nossas concepções divergem das descobertas de minha pesquisa: os líderes acham que a geração Z e os millennials querem um líder motivador. Entretanto, os pesquisados deixaram claro que querem um líder inspirador. A diferença é tênue, mas é o que distingue aquele que inspira, ou seja, que estimula seus instintos e os empolga, do que motiva com razões e incentivos para agir. Outra área de discrepância e que guarda certa relação com a anterior é que os líderes imaginam que a geração Z e os millennials querem exposição e autoridade para tomar decisões, uma aspiração comum na maioria dos círculos gerenciais. Mas isso não foi um ponto enfatizado por essas duas gerações.  

Esses conceitos nos permitem entender o que os millennials e a geração Z querem de um gestor e, muitas vezes, vão na contramão dos modelos de gestão a que estamos habituados. Assim, precisamos repensar nossa abordagem e os perfis dos nossos gestores.  

Por fim, além do perfil do gestor buscado pelas novas gerações, o estudo nos proporcionou insights importantes de como gerenciar, engajar e reter esses talentos. Fique ligado -- voltaremos a falar disso em breve!



Maribel Diz - head de Recursos Humanos da Visa América Latina e Caribe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados