Levantamento
realizado pela pioneira em cafés de alta qualidade sustentável revela seis
diferentes insights sobre o trabalho do futuro
Nespresso Professional, segmento da
companhia responsável por soluções para escritórios, hotéis, restaurantes e
cafeterias, apresenta a "Pesquisa Nespresso Professional: O
Futuro do Ambiente de Trabalho no Cenário Pós Pandemia" que busca
compreender as tendências sobre o futuro do ambiente de trabalho neste momento
de volta para os escritórios. Desenvolvido em parceria com os institutos de
pesquisa Nestlé C.Lab, Ginger Strategic Research e Innova.La, o estudo tem o
propósito de fomentar diálogos por meio de conteúdo de relevância para o
mercado brasileiro, principalmente com o cenário de retomada.
"O estudo de Nespresso
Professional surgiu como uma consequência da série de questionamentos
que temos visto sobre o futuro do trabalho, devido ao movimento de volta aos
escritórios. Tal inquietude nos motivou a aterrissar essas dúvidas em algo
tangível, como uma pesquisa, que pode nos guiar e inspirar durante o processo
de retomada das atividades presenciais", afirma Ignacio Marini, CEO da Nespresso
Brasil.
A pesquisa analisa
diversas esferas, como os novos modelos de trabalho, os escritórios e espaços,
interação entre colaboradores e líderes, além de aspectos como produtividade,
saúde mental e bem-estar, a partir de seis principais insights sobre o tema:
O BRASILEIRO É
SOCIÁVEL, E O ESCRITÓRIO PROMOVE ESSA COMUNICABILIDADE
No cenário
pós-pandemia, as empresas precisarão adaptar seus escritórios pensando em
ressignificar as relações entre os colaboradores. As perdas trazidas pela
pandemia são claras, se antes o espaço de trabalho trazia uma sensação de
coletivo e contato próximo, agora o funcionário se sente distante e sozinho.
Porém, o trabalho em casa também trouxe uma maior flexibilidade e mais tempo
para ficar com a família.
Na pesquisa de Nespresso
Professional, alguns dos problemas citados foram:
• Diminuição de
oportunidades de convivência com a equipe (72%)
• Dificuldade de
comunicação (31%)
• Relacionamento mais
impessoal (13%)
Isso mostra que, nessa
retomada híbrida, que intercala o modelo presencial e remoto, os funcionários
buscarão mais oportunidades de descontração e conversa com os colegas quando
estiverem presencialmente no escritório, deixando as tarefas individuais para
os dias que estiverem trabalhando de casa.
DESENCONTRO ENTRE
VISÃO DOS GESTORES E COLABORADORES
Se por um lado os
gestores acreditam que o home office pode melhorar o bem-estar dos
colaboradores e permitir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a
pandemia intensificou problemas relacionados à saúde mental. A maioria dos
gestores sabe que é um tema que precisa ser discutido, mas será que estão
ouvindo seus colaboradores e investindo em ações que realmente farão a
diferença?
De modo geral,
percebe-se uma unicidade na opinião dos gestores entrevistados. Porém, o
paradoxo está relacionado às divergências encontradas na comparação entre essas
respostas e as dadas pelos colaboradores. Isto é, apesar da concordância entre
líderes, fica claro como, de fato, a visão deles sobre os novos aspectos do
trabalho é desconexa com a realidade vivida pelos funcionários.
• Entre os gestores,
99% acreditam que há necessidade de investir em ações de bem-estar pensando no
trabalho presencial;
• Do outro lado, 47%
dos funcionários consideram que a empresa na qual trabalham não tem investido
em ações que contribuem com a saúde mental dos colaboradores, 43% afirmam que
as ações são superficiais e 62% afirmam que são mais teóricas e menos práticas;
• 42% os funcionários
afirmam que não se sentem tão à vontade para conversar abertamente com sua
gestão sobre dificuldades que vem sentindo durante esse período.
O HOME OFFICE DA
PANDEMIA NÃO REPRESENTA O IDEAL DE TRABALHO REMOTO
As desvantagens
ligadas ao trabalho remoto estão, na verdade, muito mais relacionadas às
circunstâncias da pandemia, e não podemos tomar a experiência de home office
dos últimos meses como um modelo de como é, ou deveria ser, o ideal.
Algumas das vantagens
do home office citadas pelos colaboradores são:
• Não pegar trânsito
no deslocamento (66%);
• Poder passar mais
tempo com a família (58%);
• Ter horários mais
flexíveis (38%).
Porém, enquanto a
obrigação do home office quebrou o mito do receio da falta de produtividade ao
deixar funcionários em suas casas, outros problemas vieram à tona nas
discussões sobre o trabalho.
• 42% dos
entrevistados reclamam da falta de interação com os colegas;
• 31% da dificuldade
de comunicação;
• 29% sentem
dificuldade de conciliar as agendas.
O fato é que o que
vivemos hoje não é o trabalho remoto. Tendo em vista as consequências - físicas
e psicológicas - do distanciamento social, pode-se perceber que as maiores
desvantagens relacionadas ao trabalho remoto dizem mais respeito às situações
impostas pela pandemia. Ou seja, uma boa parte das desvantagens citadas, como a
falta de interação, serão solucionadas organicamente com o fim da pandemia.
O modelo híbrido tem
sido a principal aposta para este momento, por trazer versatilidade e
flexibilidade em tempos incertos. Das empresas entrevistadas,
• 73% adotaram um
único modelo durante a pandemia;
• 27% alternaram entre
os sistemas.
SAÚDE MENTAL E
BEM-ESTAR NÃO SÃO A MESMA COISA
Enquanto as empresas
já entenderam a importância do investimento em iniciativas relacionadas ao
bem-estar dos seus colaboradores, os mesmos seguem com a saúde mental
prejudicada. Até 2030, a OMS projeta que a depressão será a principal causa de
invalidez, ultrapassando problemas como doenças cardíacas e neurovasculares.
Por isso, é essencial pensar no melhor modelo visando a saúde mental e
bem-estar do colaborador, mesmo após a pandemia.
Apesar das queixas
sobre o aumento da carga de trabalho com o isolamento social e dificuldade em
manter a motivação, alguns benefícios são incontestáveis desse novo modelo.
• 64% dos respondentes
da pesquisa aproveitam esse tempo para ficar com a família;
• 52% para praticar
atividades físicas;
• 46% economizam de 1
a 2h por dia de deslocamento.
As empresas passaram a
olhar mais para o colaborador e oferecer auxílio nesse momento para resolver
esses problemas. "Na Nespresso, fizemos uma pesquisa interna com
nossos colaboradores e quase 80% deles pediram mais ações voltadas a saúde
mental. Com isso, passamos a promover rodas de conversa com uma consultoria
externa especializada com psicólogos, além de palestras voltadas a esse
pilar", comenta Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso
no Brasil.
NOVAS PERSPECTIVAS DE
TEMPO E ESPAÇO
O limite entre pessoal
e profissional ficou tênue com a pandemia e as más práticas passaram a ser
normalizadas. A dificuldade nessa separação impacta em longas jornadas de
trabalho e menos momentos de respiro, e a busca por produtividade elevou os
níveis de cobrança.
Alguns motivos que
levam os trabalhadores a quererem trabalhar do escritório tem a ver com o
espaço e infraestrutura. Segundo a pesquisa de Nespresso Professional,
algumas das desvantagens relacionadas ao trabalho remoto foram:
• Menos networking
(16%)
• Falta de estrutura
em casa (13%)
• Menos eventos da
empresa (11%)
Mas, será que as
pessoas não podem alcançar esses objetivos no modelo híbrido?
A urgência da
imposição do trabalho remoto não permitiu que as empresas se reorganizassem com
calma, pensando em possibilidade condições agradáveis de trabalho.
Acreditava-se que o trabalho remoto deixaria o dia mais tranquilo, no entanto,
as atividades do trabalho se acumulam com as domésticas, principalmente no caso
das mães.
MODELO HÍBRIDO NÃO É
APENAS OFERECER DUAS OPÇÕES DE LOCALIDADE
O trabalho não pode
mais ser visto como uma questão de ser presencial ou remoto, e os novos modelos
híbridos estão exigindo que os líderes gerenciem diferenças e complexidades.
Com os recursos certos, as pessoas podem ser produtivas e saudáveis de qualquer
lugar.
O modelo
exclusivamente online parece ser opção apenas no cenário de intensa epidemia ou
casos pontuais, enquanto o modelo totalmente presencial já começa a ser visto
como ultrapassado. A conclusão é que o modelo híbrido, se bem estruturado pelas
empresas, passará a oferecer uma boa estrutura de trabalho em casa e
ferramentas de comunicação adequadas ao cenário.
A saída é a
digitalização, tanto por parte da empresa, quanto dos colaboradores. A melhor
maneira de se adaptar às novas tendências é revolucionar a cultura
organizacional e implementar a tecnologia em termos de processos, eficiência,
produtividade e simplicidade.
Além disso, segundo
pesquisa de Nespresso Professional, algumas habilidades que serão
primordiais no modelo híbrido, na visão dos colaboradores, são:
• Proatividade (63%)
• Flexibilidade (53%)
• Espírito colaborativo
(49%)
A pesquisa na
íntegra está disponível nesse link.
Sobre a Nespresso
Professional
Disponível desde 2017,
oferecendo soluções específicas de fornecimento de cafés para restaurantes,
hotéis, cafeterias, escritórios, hospitais e empresas de catering, Nespresso
Professional é o segmento da marca líder em cafés porcionados focado em
soluções profissionais. Com a constante busca por inovação, excelência e
diferenciação na sua linha de produtos e serviços, para que o consumidor tenha
sempre uma experiência completa e marcante, a linha profissional da Nespresso
tem como missão levar a qualidade superior de seus cafés para operações fora do
lar, agregando valor aos negócios e estabelecendo parcerias sólidas e
duradouras com clientes e fornecedores. A marca pretende dobrar seu market
share no Brasil até 2025, um dos principais mercados para Nespresso no
mundo. Além de São Paulo e interior, Rio de Janeiro e região Sul, a Nespresso
Professional está presente em todas as regiões do Brasil, atuando
diretamente ou através de operadores parceiros, levando um café de alta
qualidade sustentável para estabelecimentos comerciais e administrativos de
diversos portes. O portfólio é adequado para operações de qualquer tamanho, já
que para cada modelo de negócio contamos com soluções de fornecimento de cafés
e tipo de máquinas que vão ao encontro com a dinâmica de consumo do parceiro
profissional. Ao todo são 17 opções de cápsulas, além de dois novos lançamentos
previstos para o primeiro semestre de 2022, e 4 linhas exclusivas de máquinas
com design sofisticado e alta resistência, tudo pensado para satisfazer cada
parceiro na medida que o negócio dele precisa.
https://www.nespresso.com/br/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário