Líder em tecnologia e usabilidade, a Attri,
especialista em UX e desenvolvimento, aponta oportunidades para criar relacionamentos duradouros com clientes.
É normal sabermos que
empresas não poupam esforços e costumam gastar dinheiro e tempo quando o
assunto é adquirir novos consumidores. Ainda mais no final do ano, do qual
acontecem eventos importantes para o e-commerce.
Pensando nisso, a Attri, consolidada
entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil, com mais de
10 anos no mercado, separou 6 Estratégias de UX para criar relacionamentos
duradouros com seus clientes por meio de suas experiências, confira:
Nunca parar de
testar: Testes
de usabilidade com usuários são a principal maneira de saber o que está ou não
funcionando em suas plataformas e aplicativos. Apps mobile que travam, por
exemplo, perdem usuários e também a possibilidade da retenção.
Simplificar sites e
aplicativos: Ofereça
uma interface simples que não sobrecarregue a jornada do consumidor com
atributos em excesso. Mostrar tudo que sua marca pode é bastante tentador, mas
até algo bom pode ser demais.
Implemente UX Design: Mais de 75% dos consumidores julgam
um site baseado apenas em estética. Então, limite o número de decisões do
usuário através da psicologia, para que as decisões sejam fáceis e rápidas;
Quanto maior e mais próximo um elemento for, mais fácil e rápido é de clicá-lo.
E saiba, clientes se lembram das informações em partes, o número máximo de
objetos que uma pessoa é capaz de memorizar é sete.
Guiar, ensinar e
apoiar: Uma boa
estratégia de UX contém sua parcela de ensinamentos e orientações, seja, um
e-mail de boas-vindas introduzindo sua marca e plataformas aos usuários.
Clientes aprendem a usar os produtos com a orientação da empresa. Além disso, é
possível guiar e ensinar usuários dentro do aplicativo ou site, através das
configurações iniciais, popovers e modals. Ao se antecipar e responder as
questões do usuário, a empresa melhora sua UX, evitando frustrações e
aumentando o nível de satisfação durante a jornada.
Priorizar a
acessibilidade:
Um site muito complexo pode falhar ao carregar em determinados smartphones, sem
contar situações envolvendo conexões péssimas. Além disso, é importante
desenvolver apps sabendo desde o início que haverá necessidade de descrições de
fotos em áudio para cegos e legendas para surdos e pessoas com problemas de
audição. Plataformas acessíveis são importantes na retenção de clientes
Oferecer uma experiência
de usuário inesquecível:
Encantar clientes é garantir a retenção deles. Uma estratégia
de UX, do desenvolvimento ao design, passando pelo texto e conteúdo, tem o
poder de fazer o usuário voltar para a plataforma buscando sempre ser
surpreendido. Para reter os clientes, criar momentos que os recompensem é
fundamental. E aqui não estamos falando de dinheiro, mas dos elementos que
causam boas emoções no usuário. É uma resposta diferente, uma descrição mais
detalhada, um layout que converse com alguma promoção específica, são atributos
que criam uma experiência positiva para o usuário.
Afinal, a retenção de
clientes é resultado de uma boa estratégia de UX e UI Design. Empresas que
consideram o comportamento dos seus leads conseguem transformá-los em clientes,
e no melhor dos cenários, também em fãs e divulgadores da marca.
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