1 a cada 4 brasileiros conseguiu economizar em 2021 e
pretende gastar mais no próximo ano; A experiência com o varejo traz como
tendência uma maior interatividade e fluxo de compras entre diversas
plataformas; 70% dos entrevistados já tiveram, ao menos, uma experiência de
compra omnichannel
A
Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV), líder global em pagamentos e
tecnologia de serviços financeiros, incluindo o ecossistema omnichannel Carat,
apresenta os resultados da pesquisa ‘Carat Insights Projeções para o Varejo
2022’, realizada pelo Instituto Locomotiva para entender as expectativas dos
consumidores para o próximo ano e a relação da população brasileira com os
canais de compra.
‘Carat
Insights’ revela que 65% dos brasileiros estão otimistas com o rumo que suas
vidas devem seguir em 2022. Além disso, mais da metade (52%) estão otimistas
com sua situação financeira para o próximo ano. O dado é ainda mais relevante
pelo fato de quase 7 a cada 10 brasileiros (69%) afirmarem que são organizados
financeiramente, conhecem bem cada um dos seus gastos e quanto eles representam
do orçamento.
“Carat
Insights aponta que os respondentes que conseguiram economizar dinheiro em
2021, pretendem gastar mais no próximo ano; mas farão isso de uma maneira
diferente. Esta é uma tendência positiva para o varejo e para a economia
nacional, mas também representa um desafio em como essa experiência de compra
chegará até o consumidor”, comenta Roberto Moron, vice-presidente de Inovação
da Fiserv para América Latina.
E,
quando questionado sobre a criação de empregos, os entrevistados trazem os dois
lados da moeda: a geração de empregos é vista com pessimismo por 38% da
população e otimismo ou muito otimismo por 39% - quase um empate.
O
futuro do varejo
O
varejo deve registrar só aumento de venda, como resultado de uma maior
interatividade e fluxo de compras entre diversas plataformas. De acordo com
‘Carat Insights’, 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra
omnichannel e 50% o fazem cotidianamente. “A pandemia acelerou a digitalização
dos negócios e, agora, com a retomada gradual de interações presenciais, o
varejo está se preparando para tornar a experiencia de compra mais fluída,
integral e segura. O varejo brasileiro está maduro e investiu em tecnologia e
transformação digital para que o consumidor não sinta diferença entre o varejo
físico e digital no momento da retomada”, comenta Moron.
O
estudo aponta que 66% dos entrevistados já compraram um produto online para
retirar em uma loja física e 70% já compraram em uma loja física um produto
para receber em casa. Além disso, quase 9 a cada 10 respondentes (88%)
acreditam que as lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas.
Apesar
da integração crescente e da tendência de o varejo ser percebido cada vez mais
como omnicanal, os consumidores ainda apontam algumas distinções entre compras
online e presenciais. Segurança e condições de pagamento não são questões para
nenhum dos meios, mas as lojas físicas são vistas com vantagem quando os
brasileiros olham para a facilidade de troca ou devolução de um produto. Já o
comércio online sai na frente quando o assunto é preço, variedade ou
disponibilidade de informação.
Os
problemas mais enfrentados em compras online mencionados são os atrasos na
entrega (65%); problemas para troca ou devolução do produto (36%); e,
recebimento de produto errado (28%). A solução mais comum (42%) é cancelar a
compra e solicitar o estorno do pagamento, seguida pela troca do produto (33%).
A
pesquisa ainda aponta que apenas 16% dos entrevistados tiveram algum problema
com fraude (cartão clonado, dados vazados, entre outros) em compras online.
Expectativas
para 2022
Para
entender o momento da população, o estudo aponta que o maior sonho de consumo
do brasileiro para 2022 ainda é a compra da casa própria e 1 a cada 4
respondentes (24%) sonha em conquistar as chaves do próprio lar; entretanto o
segundo desejo de consumo mais citado, por 19% dos entrevistados, é de realizar
viagens; e o terceiro, mencionado por 18%, é comprar um carro.
“Entender
os hábitos e os anseios da população é essencial para apoiar o varejo. Em anos
anteriores, pesquisas semelhantes trariam educação e planos de saúde junto com
a casa própria. Este ano, estamos acompanhando como há uma demanda maior por
sair de casa, conhecer novos lugares e passear, mesmo neste momento em que há
uma nova onda de incerteza no que se refere às questões sanitárias”, afirma
Moron.
Especialmente
neste período de festas de fim de ano e recesso em que a população, de uma
forma geral, procura por experiências, a tecnologia de pagamentos e a
integração de canais de vendas são oportunidades para que setores de como
lazer, turismo e entretenimento repensem a jornada do seu hóspede ou cliente.
“Não importa se é para escapismo, lodge ou homestay; integração por diferentes
canais ou programas de parceiros; check-in online e integração com as OTAs
(Online Travel Agencies), temos a tecnologia que conecta todos estes parceiros
e intermediários com diferentes meios de pagamentos. E para oferecer a melhor
experiência para um único hóspede ou passageiro, personalizamos soluções”,
completa Moron.
A
pesquisa também mostra que o sonho de consumo, especialmente a compra de
pacotes de viagem e automóveis, não distante, mas uma realidade para boa parte
dos brasileiros. 93% dos brasileiros afirmam que é provável ou muito provável
fazerem uma viagem nacional; 81% declaram que é provável ou muito provável
realizarem uma viagem internacional; e 86% apontam como provável ou muito
provável adquirir um carro. Mesmo a aquisição de um imóvel, que envolve valores
mais altos, é indicada como provável ou muito provável por 79% das pessoas que
têm este sonho.
‘Carat
Insights’ foi realizada entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro de 2021,
com 1.500 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, representando a
população do Brasil segundo a Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios (PNAD).
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Recursos
adicionais
· Pesquisa ‘Carat Insights’ Projeções para o Varejo
2022
Fiserv
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