Estratégias como o marketing de cidades ajudam a atrair turistas na retomada pós-pandemia
Com mais de 100 milhões de brasileiros
imunizados, segundo dados do Ministério da Saúde, a vida “normal” começa a ser
retomada.
Viajar foi algo deixado de lado por muitos
brasileiros, seja pelas restrições sanitárias impostas pelo poder público ou
pelo medo de infecção, a verdade é que o desejo de conhecer novos lugares ficou
em segundo plano.
Mas agora, quando a vacina é uma realidade, e que
muitos lugares levantaram as restrições ou tornaram as mesmas mais brandas, o
clima de normalidade vem atraindo mais e mais pessoas para o turismo.
Segundo dados da Decode da BTG Pactual, 70% dos
brasileiros estão prontos para viajar assim que tiverem uma oportunidade.
Para o especialista em negócios digitais e
marketing de cidades, CR.Andrade, esse é o momento para que organizações e
municípios invistam marketing para atrair esses visitantes.
“Para atrair esses visitantes, as cidades
precisam do marketing da cidade - publicidade para atrair turistas com cenas
pitorescas de seu destino ou promovendo atrações cênicas como arquitetura única
e maravilhas naturais como rios, montanhas e o oceano”, diz CR.Andrade.
As consequências da pandemia
Em 2019 o número de voos domésticos no mundo era
estimado em 97 milhões, em 2020, por conta da pandemia esse número caiu para 45
milhões.
Já em 2021, como a vacinação em massa da
população, a busca por voos aumentou consideravelmente. Vê-se pelo aumento de
70% no número de voos domésticos no Brasil, segundo dados do Ministério do
Turismo.
Como o número de pesquisas por voos aumentou,
agora que a pandemia tem regredido, o marketing da cidade ajuda os locais a
atrair turistas pós-pandemia. O turismo está projetado para aumentar 3,5% ao
ano até 2027, com um aumento de 5% no turismo na próxima década.
Os benefícios do marketing da cidade
“Programas de marketing urbano ajudam as cidades
a acessarem um setor econômico adicional e gerar novos fluxos de receita para
destinos emergentes em todo o mundo. Isso permite que as economias se
diversifiquem, afastando-se do turismo, que foi duramente atingido pela
pandemia”, afirma o especialista.
Como funciona o marketing de cidades
São processos para empresas e municípios voltados
para a responsabilidade social corporativa, branding de destino e outras
iniciativas promocionais para manter o crescimento das economias locais.
“Ajudamos nossos clientes a criar campanhas de
marketing para cidades personalizadas para atender às suas necessidades, pois o
potencial de cada lugar é único e merece uma estratégia e ideias únicas,
voltadas àquela comunidade”, relata CR.Andrade.
Novos destinos para explorar
Vemos a cada dia como o turista quer conhecer
novos lugares, que sejam pouco conhecidos, principalmente em razão da internet.
O que faz com que lugares já muito conhecidos, ainda que atraentes, não tenham
tanto charme como um lugar que pouco conhecem.
“Assim, o marketing de cidade irá explorar toda a
capacidade de publicidade para chegar até esses viajantes que buscam novos
destinos e locais para descobrir”, explica CR.Andrade.
O turismo é vital para a sociedade pós-pandemia
O turismo é importante por muitos motivos - ele
traz uma receita muito necessária, fornece oportunidades de emprego e ajuda a
manter as economias locais à tona após a pandemia. Por isso é importante
apostar ferramentas que ajudem a cultivar e incentivem a descoberta de lugares
com potencial, como o Marketing de Cidades.
CR.Andrade
CLIKSS Brasil
https://www.clikssbrasil.com.br
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