Especialista no setor de eventos prevê retomada forte de eventos corporativos em 2022, explica os principais formatos e suas vantagens
Com
a pandemia e o distanciamento social, veio também a preocupação dos empresários
em manter as estratégias e resultados atrelados aos eventos corporativos.
Segundo a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os investimentos em
eventos corporativos no país representam 4,3% do PIB Nacional. Por isso também
a importância de remodelá-los, para que possam ser mantidos durante a
pandemia.
“Para
os empreendedores que buscam aumentar a credibilidade no mercado, fortalecer a
marca, impulsionar negócios, engajar colaboradores e manter relações com
comunidades, investidores, fornecedores e até mesmo concorrentes, os eventos
corporativos são essenciais. A expectativa para 2022 é que eles voltem com
força total”, prevê Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica a organização de eventos
online.
Pensando
na importância dos eventos corporativos e nos resultados que eles proporcionam
para empreendedores, o CEO da Even3 elencou cinco formatos certeiros no
mercado.
1-
Summit
Esse
tipo de evento – que significa “topo” em inglês -, como o nome já diz, busca
trazer o melhor e mais atualizado conteúdo da área de atuação da empresa
organizadora. “As palestras dos summits normalmente são ministradas por
especialistas e o evento propõe uma experiência bastante relevante na carreira
dos participantes. Por isso, é comum que empresas organizadoras de summits
sejam referência no mercado e ofereçam conteúdos ricos e uma experiência única,
com troca de conhecimentos, networking, benchmark, dados mais recentes do setor
e insights estratégicos”, comenta Reinaux.
2-
Feiras
As
feiras reúnem diversas empresas, produtos e serviços em um mesmo ambiente,
gerando um ótimo networking e negócios. “Em tempos de home office, também é
possível criar feiras online, com o diferencial dos estandes virtuais exibidos
em pátios 2D. Há tecnologias adequadas a isso, como é o caso da plataforma da
Even3, que possibilita a criação desse tipo de “ambiente”, explica o CEO.
3-
Lançamentos
Planejado
para lançar e divulgar um produto ou serviço, esse tipo de evento gera um
desejo em torno do item lançado. Para despertar esse desejo, é comum
organizadores propiciarem alguma experiência exclusiva para quem participa do
evento. “Esse formato é usado para atingir audiência, compradores, imprensa, colaboradores
e patrocinadores”, afirma o especialista.
Nesse
modelo, também é possível o formato online. Por meio dos dados de inscrição,
pode-se identificar informações importantes para conhecer melhor o público e
seus interesses e, com base nisso, promover fóruns e interações.
4-
Congressos
Do
nacional ao internacional, os congressos são considerados grandes eventos, que
atraem participantes de diversas localidades, em torno de um tema central.
Oferecem na programação seminários, palestras, workshops e outras atividades.
“Esse tipo de evento reúne pessoas com interesses em comum, desde o público
leigo até profissionais especialistas da área, possibilitando um excelente
networking, atualização e troca de experiências”, avalia Reinaux.
5-
Convenções
São
eventos de grande porte e repercussão, marcados por uma interação mais intensa
entre os participantes, que podem, inclusive, apresentar e vender seus produtos
ou serviços. “Existem diversos tipos de convenção, algumas voltadas aos
próprios colaboradores da empresa, sendo comum entre equipes de vendas, com a
participação de distribuidores e representantes comerciais”, explica o
especialista.
Even3
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