Solicitação de
recurso deve ser feita pelo site nesta quinta e sexta-feira, resultado da
análise será divulgada no dia 25; inscrição para o processo seletivo das
Escolas Técnicas vai até 30 de novembroDivulgação
Entre esta quinta e sexta-feira (18 e 19), os candidatos que tiveram o pedido indeferido para a redução de 50% no valor da taxa de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) podem entrar com recurso, exclusivamente pela plataforma do Vestibulinho. A lista dos contemplados com o benefício está disponível no site.
Após o resultado da análise, que será divulgado no dia 25 de novembro, a partir das 15 horas, pela internet, o candidato deve fazer a inscrição para o Vestibulinho, em um único curso na Etec de sua escolha, até 30 de novembro.
A leitura atenta do Manual e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica, disponíveis no site é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.
As Etecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer na inscrição. Para o agendamento, é necessário confirmar o horário com a unidade. Para usar os equipamentos, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.
Processo Seletivo
A seleção dos candidatos para o Vestibulinho das Etecs se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. O processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 oferece 87.415 vagas para os Ensinos Técnico, Integrado, Médio com ênfase e Especialização Técnica.
Esse número inclui 47.070 vagas para os cursos técnicos presenciais, semipresenciais e online, destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) que funcionam por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação.
Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico as 36.915 vagas estão distribuídas entre os programas: Novotec Integrado (com opções em tempo integral (M-Tec PI), ou em um único período (M-Tec) e Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que permite a conclusão dos Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em cinco anos, um ano a menos que o período previsto para cursar as três modalidades.
Já o Ensino Médio com ênfase (itinerário formativo) oferece 2.725 vagas, enquanto os cursos de Especialização Técnica disponibilizam 705 vagas, distribuídas entre os formatos presencial e online.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
As dúvidas podem ser direcionadas para os telefones da Capital e Grande São Paulo (11) 3471- 4071 e nas demais localidades: 0800 772 2829 ou pelo site.
Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário