Pesquisa do Massachusetts Institute of Technology aponta que vazamento de dados cresceu 493% durante a pandemia
A
Black Friday é uma das datas mais aguardadas no varejo. Em 2020, 76% dos
brasileiros aproveitaram as promoções e, para 2021, a expectativa é que esse
número suba para 87%, segundo pesquisa da Conversion. Porém, para um e-commerce
ter bom desempenho, é preciso oferecer segurança, além de boas ofertas, já que
falhas e vulnerabilidades podem expor informações sensíveis dos clientes, como
dados de cartão de crédito.
De
acordo com o Massachusetts Institute of Technology, o volume de vazamento de
dados cresceu 493% na pandemia. "Deve-se buscar apoio consultivo para uma
análise profunda e imparcial dos riscos, além da criação de um plano de ação
para atacar rapidamente os pontos levantados, criando camadas de segurança
necessárias que irão proteger os dados armazenados", alerta Fabiano Brito,
CEO da FC Nuvem, empresa do Grupo FCamara, parceira Gold da Microsoft e
especialista em transformação digital.
Pensando
nisso, Fabiano preparou dicas para quem busca garantir a segurança do cliente
durante a Black Friday. Confira:
Previna-se
"O
primeiro passo deve- se estruturar seu ambiente para que dificulte o acesso aos
dados e também para que recuperem eles caso aconteça o pior", compartilha
Brito. Uma ferramenta de CASB deve ser adotada para evitar o chamado Shadow IT,
que dificulta o controle sobre ciclo dos dados e se tornou muito comum com a transformação
digital e adesão do home office. Uma solução de XDR é indispensável para
detecção de vulnerabilidades em várias camadas e pode agregar o Machine
Learning para análise de comportamentos suspeitos.
Limite
a extensão do dano
Deve-se
monitorar as ações, ter controle e visibilidade de seu ambiente. Para isso,
existe uma série de recursos que apoiam esse processo: ferramentas de avaliação
de postura de segurança, análises contínuas de vulnerabilidades como SAST e
DAST, correlacionadores de Logs (SIEM), detectores de vulnerabilidades (EDR,
XDR) e adoção de metodologias e frameworks voltados para segurança, como
security by design, DevSecOps e o Zero Trust.
Dificulte a entrada dos invasores
Remova gradativamente os riscos nos pontos de entrada. Soluções avançadas de gestão e proteção de identidade com análise de riscos, autenticação de dois fatores e políticas de proteção proativas também devem ser adotadas. Alguns pontos de atenção são: acesso remoto, phishing via email, proteção de senhas e endpoint expostos na internet. "Uma dica para que a empresa possa se proteger é construir uma arquitetura em camadas que possa gerar barreiras a serem transpostas a possíveis ataques e com isso, não apenas desmotiva-los a continuar com a invasão, mas também proporcionar meios para rastrear e evitar o sucesso do ataque" explica o executivo.
Grupo FCamara
https://www.fcamara.com.br/
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