• Ao todo, foram realizadas mais de 255 mil inspeções na rede elétrica dos 24 municípios atendidos pela concessionária;
•
Ações contribuíram para a recuperação de 127,1 GWh de energia retroativa de
consumo não registrado
A Enel Distribuição São Paulo,
concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São
Paulo, realiza constantemente ações de combate às fraudes e furtos de energia
em toda a área de concessão. De janeiro a setembro deste ano, a distribuidora
realizou 255,7 mil inspeções em sua área de concessão.
Levantamento interno da companhia
aponta que com as ações desenvolvidas foi possível identificar 34.456
irregularidades no período, um aumento de 197% em relação às 11.615 fraudes
encontradas no mesmo período do ano passado. Com isso, a Enel Distribuição São
Paulo conseguiu recuperar 127,1 GWh de energia, o que representa um crescimento
de 186% frente aos 44,4 GWh de volume de energia recuperado no mesmo período de
2020.
O volume de energia recuperado pela
distribuidora até setembro de 2021 seria suficiente para abastecer cerca de
70,6 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 150/kWh. Entre os
principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas
estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das
inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos
negativos da pandemia do novo coronavírus.
Maior município da área de concessão
da concessionária, São Paulo lidera o ranking de inspeções realizadas até
outubro de 2021, totalizando 182 mil, com 26,7 mil irregularidades encontradas.
A capital é seguida pelas cidades de São Bernardo do Campo (10,2 mil inspeções
e 900 irregularidades), Santo André (8,7 mil inspeções e 700 irregularidades),
Barueri (7,9 mil inspeções e 100 irregularidades) e Diadema (6,4 mil inspeções
e 500 irregularidades).
“A Enel Distribuição São Paulo vem
investindo em novas tecnologias para coibir fraudes e furtos. A concessionária
conta com software com inteligência artificial capaz de identificar de forma
preventiva possíveis manipulações na rede elétrica e nos medidores. Ao combater
o furto de energia, a empresa contribui para a melhoria da qualidade dos serviços
oferecidos para a população”, afirma o responsável pela área de Operações
Comerciais da companhia, Ricardo Martins. Além disso, a companhia investe na
blindagem dos medidores para evitar alterações no funcionamento dos
equipamentos.
Furto de energia é crime
A distribuidora também realiza
constantemente ações de combate ao furto de energia de clientes das classes
comerciais, residenciais e industriais em parceria com a Polícia Civil. No
período de janeiro a outubro deste ano, a empresa realizou 188 operações que
resultaram em 99 pessoas detidas em flagrante.
Os dados refletem a retomada gradual
das operações, bem como o número de denúncias recebidas via Polícia Civil. Das
188 operações realizadas, 73% estão relacionadas a clientes comerciais e 27%
residenciais. Do número total, 31% foram na regional Sul da área de concessão
da companhia, 27% na Oeste, 21% na Leste e 21% na Norte.
A concessionária alerta que fraudes e
furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito
anos de detenção. Além disso, a distribuidora também cobra os valores
retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de
multa, dos fraudadores. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente
a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia.
Além de crime, as fraudes e furtos
contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores.
Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas
tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados
tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico.
Outra consequência negativa é a piora
na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária.
As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema
de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A
regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e
beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática,
popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas
vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de
energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e
acidentes graves, que podem ser fatais.
Combate ao furto de energia
Os consumidores
podem ajudar a Enel Distribuição São Paulo no combate às fraudes e furtos pelos
canais de atendimento da distribuidora. As denúncias podem ser feitas pelo site
https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/areaaberta/dinamico/denuncia-fraude; pelo aplicativo Enel SP, que pode
ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj), ou pelo 0800 72 72 196. A denúncia
pode ser anônima, sem a necessidade de identificação do consumidor.
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