Criada pela instituição em 2011, campanha que transformou a saúde do homem no Brasil terá, neste ano, o tema “Cuide do que é seu” e diversas ações, como soluções tecnológicas para maior interatividade com o público masculino
Para
celebrar os 10 anos do Novembro Azul, o monumento ao Cristo Redentor vai
realizar a tradicional iluminação especial na cor azul no dia 17 de novembro,
às 19h, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), responsável
pelo lançamento da campanha em 2011. Neste ano, o tema da campanha é “Cuide do
que é seu”.
“Vamos
comemorar os 10 anos do Novembro Azul, que teve como uma das primeiras ações a
iluminação do Cristo Redentor na cor azul. Mais uma vez nos unimos a essa
importante campanha, pela conscientização do cuidado do homem com a saúde.
Estamos juntos nessa”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre
Omar.
Durante
todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações pelo instituto para
alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce
e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata e
outras enfermidades.
Sempre
em busca de inovações para ampliar o engajamento dos homens com a saúde, o LAL
traz como principais novidades em 2021 o lançamento do 0800 do
Homem, um canal de relacionamento por telefone e o Paciente
360, uma plataforma digital para apoiar o público masculino, que traz um vídeo
interativo que simula uma consulta de um paciente com diagnóstico de câncer de
próstata.
0800
do Homem
Desde
o dia 3 de novembro, o Instituto LAL realiza atendimentos pelo 0800 do
Homem (telefone: 0800 222 2224), como parte de suas ações em
comemoração aos 10 anos do Novembro Azul. O serviço é mais um importante canal
de comunicação com o público masculino, que conta com o portal do LAL, rico em
conteúdo; o Fale Conosco, via e-mail; um serviço de atendimento por WhatsApp; e
os Mutirões da Saúde. De acordo com o Instituto, em 2020, ano impactado pela
pandemia da covid-19 foram realizados 7.400 atendimentos por WhatsApp, 45% dos
contatos foram feitos por homens que buscavam informações variadas sobre saúde,
sendo a maioria para esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, impotência,
lesões nos genitais e câncer de próstata.
O
novo serviço de 0800 fará, prioritariamente, o atendimento telefônico dos
homens de todo o Brasil, com o objetivo de tirar dúvidas, orientar e, ainda,
ouvir o que esse público tem a dizer sobre a saúde. “Reforçamos que não se
trata de uma consulta, mas de uma escuta com orientação e disponibilização de
conteúdo que traga mais informação e conhecimento sobre a saúde do homem”,
afirma a presidente e fundadora do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene
Oliveira. “Estamos muito confiantes de que este novo canal será muito
importante para dar oportunidade ao homem, esteja ele onde estiver, de falar
com o Instituto Lado a Lado pela Vida e esclarecer suas dúvidas. Temos um
portal completo e estruturado com conteúdo relevante para a saúde do homem,
atualizado pelos membros do nosso Comitê Científico, mas reconhecemos que
estava faltando um canal mais direto e inclusivo para dar voz aos homens em
suas angústias de saúde.”
Tecnologia
em prol da saúde do homem
Ainda
como parte da campanha de 10 anos do Novembro Azul, o LAL lançou também no dia
3 de novembro, em parceria com a plataforma Paciente 360, um canal interativo e
humanizado para apoiar o homem que enfrenta o diagnóstico do câncer de
próstata. O canal interativo oferece ao internauta o acesso à simulação de uma
situação real vivenciada por um paciente que recebeu o diagnóstico de câncer de
próstata, no caso o senhor Carlos do Pinhal (nome fictício), no momento em que
ele está na sala de espera acompanhado da esposa, antes de realizar consulta
com o médico. O Paciente 360 está disponível para acesso no portal do Instituto
Lado a Lado pela Vida, no link (https://novembroazul.paciente360.com.br).
Criação
e evolução do Novembro Azul
Em
2011, ao desenvolver a campanha, o objetivo era o de alertar a população
masculina brasileira em relação à importância da conscientização sobre o câncer
de próstata. O Novembro Azul é uma evolução da campanha “Um toque um drible”, criada
pelo LAL em 2008 e que, na época, falava prioritariamente da importância de
realizar o exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“Em
2011, decidimos evoluir e, inspirados pelo Outubro Rosa, lançamos no Brasil o
Novembro Azul, para dar mais visibilidade ao tema e envolver toda a população,
não apenas a masculina, pois já era consenso que muitos homens ‘terceirizam’ os
cuidados com a sua saúde para esposas, companheiras, filhas e irmãs. Achávamos
que, com esse novo enfoque, a ação se tornaria maior e mais impactante e seria
uma chamada para que os homens brasileiros mudassem sua atitude em relação à
saúde, deixassem o preconceito com o exame do toque retal e entendessem que
essa é a melhor forma de diagnosticar a doença, precocemente. Hoje, 10 anos
depois, vimos que estávamos certos”, comenta Marlene Oliveira.
A
campanha foi um divisor de águas no que se refere à saúde do homem no Brasil.
Antes dela, não havia nenhuma iniciativa dedicada a alertar a população
masculina para a importância dos cuidados com a saúde. “Pouco se falava sobre
câncer de próstata e, quando isso ocorria, vinha sempre acompanhado do
preconceito com relação ao exame do toque retal. Uma parcela dos homens ainda
acha que o procedimento pode influenciar a sua virilidade e masculinidade. É
fundamental conscientizar a todos que o exame é essencial para o diagnóstico do
câncer de próstata, que complementa o exame de sangue PSA”, ressalta a
presidente do LAL.
Sobre
o Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)
Fundado
em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica
simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as
doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do
homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde,
contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e
mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os
brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas
as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o
idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração,
Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.
SERVIÇO:
Iluminação
do monumento ao Cristo Redentor na cor azul pelos 10 anos do Novembro Azul
Data:
17 de novembro
Horário:
19h
Nenhum comentário:
Postar um comentário