Com a proximidade da Black Friday e do Natal as pessoas já estão se animando para comprar presentes e encontrar os melhores preços. Contudo, para aproveitar sem comprometer as finanças e não se sentir lesado posteriormente, é preciso focar em ações prévias antes de partir para compra. Pensando nisso, são necessárias ações para economia e para evitar golpes.
Segundo o educador
financeiro, Reinaldo Domingos, do canal do YouTube Dinheiro à Vista,
algumas decisões simples podem evitar grandes prejuízos. "é preciso focar
nos melhores preços e só daquilo que realmente precisa, pesquisando em sites e
lojas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Agir por impulso,
nesse momento, pode prejudicar o bolso", explica.
"Fazer compras
de forma planejada e consciente é um dos principais segredos da educação
financeira e da arte de poupar. Assim, será mais difícil se deixar levar por
impulsos consumistas ou por apelos publicitários. Havendo dificuldades com
isso, é válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira,
que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro",
complementa Domingos.
Para quem já se
planejou e quer encarar uma maratona de compras é importante considerar algumas
orientações. A principal é que uma dose extra de paciência é fundamental, pois
estresse e a pressa levam ao impulso de adquirir produtos sem pesquisar e pagar
mais caro.
Veja cuidados
detalhados por Reinaldo Domingos que devem ser tomados para economizar ao
comprar:
• Faça uma lista
detalhada de tudo daquilo que pretende comprar e de quem deseja presentear,
considerando principalmente o quanto pretende gastar com cada item. Esse
levantamento ajudará a evitar compras por impulso.
• Não compre se para
isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for
inevitável, tenha certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e
procure fazer um número pequeno de parcelas.
• Pesquise entre
várias lojas e sites para ter certeza que conseguirá descontos realmente
interessantes.
• Observe se a
compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa no futuro. Por
exemplo, para aproveitar um vídeo game é preciso comprar jogos e acessórios.
• Aproveite a
internet como um importante meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em
sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.
• Se for às compras,
use roupas confortáveis, se alimente bem e tenha paciência. Isso evitará que
deseje comprar rapidamente apenas para acabar com o "martírio",
perdendo assim oportunidades de encontrar o menor preço.
• Se estiver em
situação financeira problemática, uma dica é priorizar as crianças. Será mais
fácil explicar para os adultos e jovens o motivo de não receberem presentes.
• Procure, por meio
de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se
compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.
Como fugir dos
golpes
Além das ótimas
opções de consumo, existe o outro lado do período de promoções: infelizmente
também aumentam os golpes aos consumidores. "Mas do que em outros anos,
temos observado um número cada vez maior de golpes e de reclamações pós-compra
por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo que o maior acesso às informações
possibilita melhor as pesquisas, essas também facilitam os caminhos de quem
quer se aproveitar para realizar promoções falsas ou mesmo tirar dinheiro
indevido das pessoas ", alerta Afonso Morais, s ócio -f undador da Morais Advogados
Associados e especialista em combate a fraudes.
É importante que o
consumidor se previna, se atentando aos seus direitos. Lembrando que nas
relações de consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o
consumidor, que devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à
população, e caso isso ocorra é passível entrar em contato com órgão de
proteção de consumidor ou até entrar com processos por danos morais.
Essas obrigações,
estão no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos
como a previa advertência sobre todas as condições que envolvem a aquisição de
determinado produto ou serviço, como, o preço, composição, quantidade, a
validade e os riscos que o produto ou serviço apresenta, entre outras.
Um ponto muito
importante é que é expressamente proibida a publicidade enganosa ou abusiva por
parte dos fornecedores, assim, se observar o famoso: "tudo pela metade do
dobro do preço", o consumidor pode e deve reclamar, impedindo a adoção de
métodos comerciais desleais, que possam confundir o consumidor.
Veja orientações em
caso de problemas depois das compras:
• Faça pesquisa
previa dos preços, estabelecendo os produtos que pretende comprar e marcando os
preços para não correr o risco de ser pego de surpresa por descontos
enganadores. Caso isso ocorra, cabe denunciar as empresas praticantes e, até
mesmo, boicotar no futuro.
• Não é porque
comprou algo mais barato que esse pode estar defeituoso, assim é interessante
se atentar às obrigações relativas à substituição ou reparação do produto ou
serviço defeituoso, sendo que, caso isso ocorra se deve exigir a reparação dos
danos de qualquer natureza, é necessário que sempre sejam observados
atentamente os prazos decadenciais e prescricionais previstos no Código de
Defesa do Consumidor.
• O prazo para
reclamar e exigir a reparação dos defeitos aparentes e de fácil constatação é
de trinta dias, caso o produto ou serviço adquirido seja tido como não durável,
ou de noventa dias no caso de durável. Os prazos têm início a partir da efetiva
entrega do produto ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os
prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o
defeito do produto ou serviço.
• Importante é que a
reclamação formal deve ser exercida impreterivelmente nos prazos indicados,
sendo que o direito perde valor fora desses. Já no caso de ação judicial, na
busca de reparação dos danos impostos, o prazo prescricional é de cinco anos, a
partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
• O código de defesa
do consumidor permite, em seu artigo 49, que o consumidor se arrependa da
compra que fez em até sete dias corridos, mas isso sempre que a contratação de
fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial,
especialmente por telefone ou a domicílio. Assim, sempre que você perceber que
fez uma compra que não deveria ter feito, por qualquer motivo (não é necessário
justificar), pode pedir o cancelamento sem qualquer custo.
• Documente, pode
ser por e-mail, esse pedido de desistência. Se ocorrer a cobrança, o consumidor
tem direito à devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória.
Então consumidor, fique atento, devemos reivindicar mais qualidade, mais
respeito, ou ao menos a reparação e responsabilidade contra os abusos que
sofremos.
Veja orientações do
advogado Afonso Morais, para fugir de golpes:
• Cuidado com seus
dados - informações pessoais com telefone, CPF, endereço e número de cartões,
dentre outros, devem ser fonte de grande preocupação. Evite colocar esses dados
em qualquer formulário e sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente
seguro;
• Cuidado ao clicar -
sei que o impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em
links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso observe se à esquerdo do
endereço do site se tem uma imagem de cadeado, que significa segurança, também
averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as
páginas oficiais;
• Procure saber sobre
a reputação da loja - hoje em qualquer busca rápida pode se ter avaliação de
uma empresa ou loja, mas cuidado, priorize Procon, portais de direito do
consumidor ou no Reclame Aqui para fazer sua pesquisa, cuidado com sites que
mudam apenas uma letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes;
• Cuidado com suas
senhas - busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e
também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e
123 na sequência e a data de nascimento, etc...
• Priorize pagamento
no cartão de crédito - para as compras online essa é a mais seguras, pois
simplifica o cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e
solicite o reembolso do valor e identifica possíveis fraudes. Evite
transferência bancária ou boleto.
• Fuja de condições
extraordinárias - ‘quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar, as
propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por
isso não acredite nessas situações;
• Atualize sempre seu
antivírus - busque estar sempre com antivírus atualizados para proteger os
sistemas operacionais de computadores e smartphones, isso dificulta a
instalação de programas maliciosos, também faça varreduras constantes.
•
Busque fontes confiáveis de informação - é importante estar sempre esperto e
atualizado sobre novos golpes, mas sempre busque informações de fontes
confiáveis, lembrando que grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de
Fake News.
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