Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Pata-de-elefante: dicas e cuidados para cultivar a espécie dentro de casa

Por ser uma planta do grupo da xerófitas, ou seja, que demanda fácil manutenção, a espécie vem se tornando, cada vez mais, queridinha dos brasileiros;

 

Para auxiliar nos cuidados, o paisagista Luciano Zanardo elencou algumas dicas e informações importantes

Na edição da CASACOR São Paulo, aberta aos visitantes, o paisagista exibe 15 exemplares de pata-de-elefante em quadrantes que foram posicionados lado a lado | Foto: Evelyn Muller


Com nome científico Beaucarnea recurvata, a Pata-de-Elefante é caracterizada pelo seu tronco singular que exerce a função de armazenar água. Isso se deve ao fato de que é uma planta originária do deserto do México, onde é preciso resistir a longos períodos de seca. Com uma beleza exótica, vem se tornando, cada vez mais, uma das espécies preferidas dos brasileiros, já que pode ser cultivada dentro de casa e não exige uma manutenção muito trabalhosa.

 

Nesta edição de 2021 da CASACOR São Paulo, o paisagista Luciano Zanardo, à frente do escritório que leva seu nome, concebeu um espaço exclusivo para expor 15 exemplares de Pata-de-Elefante em seu ambiente, nomeado como Alameda das Artes. “Além de ser uma espécie resistente e de fácil manutenção, é extremamente escultural, contribuindo para o embelezamento de qualquer ambiente”, conta Luciano.

 

Apesar de possuir essas características, alguns cuidados precisam ser tomados para que o cultivo dentro de casa seja efetivo. Por exemplo, é uma espécie que pode ser cuidada em meia-sombra, com uma irrigação moderada. A seguir, o paisagista elencou algumas outras dicas importantes. Confira!


 

Plantio em vasos 

A Pata-de-Elefante pode sim ser plantada em vasos, principalmente em ambientes residenciais, onde muitas vezes não há um espaço de terra disponível para o seu crescimento. Em relação a exposição ao sol, recomendado é que ela seja alocada em um lugar com luminosidade indireta, como uma meia sombra.

“Gosto de usar os vasos com diâmetros maiores, já que a base da espécie é muito larga e precisa de espaço para se desenvolver”, comenta o paisagista. “Entre eles, podemos escolher entre o vaso vietnamita, o de polietileno e o de cimento aramado polido, que são bem resistentes”, completa. Uma outra dica importante é a necessidade de furos para que não haja acúmulo de água, que por sua vez pode prejudicar a sobrevivência da espécie.

A planta recebeu este nome justamente por causa de sua base dilatada, que lembra muito o formato das patas do grande mamífero | Foto: Evelyn Muller


Cuidados gerais

 

Por fazerem parte do grupo das xerófitas - adaptadas para viverem em regiões de climas semiárido e desértico -, a Pata-de-Elefante demanda uma irrigação moderada, já que prefere o solo mais seco a úmido. A sua base, responsável por armazenar água, contribui para essa questão. “Para os adeptos ao urban jungle, mas que não possuem muito tempo para cuidar das plantas, essa espécie é uma das que eu mais recomendo, justamente por não exigir a rega diária”, explica Luciano Zanardo. Além disso, não é preciso se preocupar com podas e a adubação pode ser realizada apenas a cada dois meses.

 


Luciano Zanardo - A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado. Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas. 

 

Zanardo Paisagismo 

Tel. (11) 98888-6618 

www.zanardopaisagismo.com.br 

@zanardopaisagismo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados