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segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Mês da Educação: veja cinco momentos em que os bots ajudaram os alunos durante a pandemia

Eles são ferramentas digitais para automatizar a comunicação e auxiliar o atendimento em diversas funções pré-determinadas. Durante as aulas à distância, os bots vêm ajudando os estudantes a tirarem dúvidas, falarem com as instituições de ensino em horários não comerciais e até recebendo análises de desempenho escolar 


Outubro é um mês muito relevante para a educação: além de se celebrar o Dia dos Professores, o período também é dedicado para um olhar especial ao ensino como um todo, uma vez que docentes e alunos ganham destaque. Professores e estudantes foram um dos grupos mais afetados pela Covid-19 pela necessidade de se fazer educação à distância.  

Neste contexto, a forma de ensinar ganhou mais destaque: a capacidade de interação com os alunos, a proximidade para que os estudantes não se sentissem sozinhos e a disponibilidade em sanar suas dúvidas durante os últimos 18 meses foram fatores que mostraram a toda a sociedade o papel central que a categoria teve – e tem - para que a educação não parasse em momento algum.  

Diante de um novo panorama, em que a tecnologia passou a fazer parte da rotina de estudantes e professores, a educação acolheu a entrada de novas tecnologias para a metodologia de ensino. Abaixo, a Botmaker, plataforma conversacional que possibilita responder rápido e bem em todos os canais de comunicação digital, lista cinco momentos em que os chatbots, ferramentas digitais para comunicação automatizada, foram - e seguem sendo - de significativa relevância para o ensino durante a pandemia.  


Contato facilitado 

Uma vantagem com a qual os alunos passaram a contar e que ganhou força de março de 2020 para cá foi a interação entre estudantes e instituições de ensino via bots. Com o isolamento social, se fez necessário criar maneiras para que os estudantes sempre pudessem contar com um respaldo quando preciso, independentemente de horário. E a ferramenta cumpriu muito bem essa função. 

A implementação de bots nas comunicações das instituições foi de grande ajuda para os alunos. Dúvidas, informações sobre onde buscar um material que foi passado em aula ou a respeito de uma agenda – qual a próxima aula e em qual link o estudante entra, por exemplo – passaram a ser pontos em que os bots são utilizados. Com a tecnologia fornecida por eles, os estudantes podem confirmar informações em tempo real e no horário que precisam. Essa facilidade os ajudou muito a ganhar agilidade durante a rotina de estudos. 


Atendimento humano estratégico  

Com a inclusão de bots na educação, é possível deixar o atendimento humano mais estratégico para os estudantes. Um atendente, por exemplo, pode deixar de responder dúvidas frequentes – papel que será feito pela ferramenta digital -, para focar em questões mais avançadas ou sensíveis, tais como resposta a dúvidas específicas ou suporte aos objetivos de ensino de cada estudante. 

O uso de bots para deixar o atendimento humano mais planejado é especialmente recomendável em instituições de ensino com alta demanda. O bot é personalizável e pode disponibilizar itens como histórico escolar ou informação de registro dos estudantes, podendo, também, identificar o usuário por dados como a sua matrícula para responder às principais dúvidas do dia a dia. É uma forma de ajudar na gestão da rotina dos atendentes, permitindo que se direcione a equipe para atividades mais táticas da empresa. 


Otimização do tempo 

Ao passar a estudar de casa, as interações com os alunos via diversos meios digitais aumentaram expressivamente – por plataforma de videochamada, WhatsApp e outros. E, dentro desse contexto, os bots foram de grande importância para ajudar os professores a manterem a qualidade de suas aulas mesmo à distância.  

O apoio dos robôs foi relevante para auxiliar os docentes a darem conta de atender à alta demanda dos alunos. Diversas escolas conseguiram manter os alunos engajados ao permitirem que um assistente virtual sanasse dúvidas em horários amplos, muitas vezes 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Isso permitiu que eles seguissem estudando no seu tempo e evitou que os professores se sobrecarregassem ainda mais. Desta forma, os docentes puderam usar o tempo de interação entre alunos e robôs para focar na melhoria individual de cada estudante.  


Análises de desempenho do aluno 

Existem diferentes maneiras de se avaliar um estudante: provas, trabalhos e conversas individuais são algumas delas. E os bots podem ajudar também neste ponto: a inteligência artificial deles pode ser programada para enviar aos professores uma análise de desempenho dos alunos. Os estudantes podem, também, acompanhar as notas e até solicitar histórico escolar de forma mais simples. A partir deste uso de inteligência artificial, por exemplo, foi possível que os professores observassem necessidades de melhoria no desempenho do aluno e propusessem novas formas de estudar a eles.  


Canais com os quais o aluno já está familiarizado 

Outra vantagem para alunos e docentes no uso de bots é que, ao usar esta ferramenta em redes como o WhatsApp, os estudantes e professores já se encontram familiarizados com os canais, o que facilita a interação e aprendizado por eles. Assim, é possível programar os bots para que usem os recursos disponíveis em cada ferramenta – áudios ou o envio de documentos, vídeos e imagens, por exemplo – conforme a necessidade do aluno.  

 


Botmaker

https://www.botmaker.com

 

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