Eles são ferramentas digitais para automatizar a
comunicação e auxiliar o atendimento em diversas funções pré-determinadas.
Durante as aulas à distância, os bots vêm ajudando os estudantes a tirarem
dúvidas, falarem com as instituições de ensino em horários não comerciais e até
recebendo análises de desempenho escolar
Outubro é um mês muito relevante para
a educação: além de se celebrar o Dia dos Professores, o período também é
dedicado para um olhar especial ao ensino como um todo, uma vez que docentes e
alunos ganham destaque. Professores e estudantes foram um dos grupos mais
afetados pela Covid-19 pela necessidade de se fazer educação à distância.
Neste contexto, a forma de ensinar
ganhou mais destaque: a capacidade de interação com os alunos, a proximidade
para que os estudantes não se sentissem sozinhos e a disponibilidade em sanar
suas dúvidas durante os últimos 18 meses foram fatores que mostraram a toda a
sociedade o papel central que a categoria teve – e tem - para que a educação
não parasse em momento algum.
Diante de um novo panorama, em que
a tecnologia passou a fazer parte da rotina de estudantes e professores, a
educação acolheu a entrada de novas tecnologias para a metodologia de ensino.
Abaixo, a Botmaker, plataforma conversacional que
possibilita responder rápido e bem em todos os canais de comunicação digital, lista cinco momentos em que os chatbots, ferramentas digitais
para comunicação automatizada, foram - e seguem sendo - de significativa
relevância para o ensino durante a pandemia.
Contato facilitado
Uma vantagem com a qual os alunos
passaram a contar e que ganhou força de março de 2020 para cá foi a interação
entre estudantes e instituições de ensino via bots. Com o isolamento social, se
fez necessário criar maneiras para que os estudantes sempre pudessem contar com
um respaldo quando preciso, independentemente de horário. E a ferramenta
cumpriu muito bem essa função.
A implementação de bots nas
comunicações das instituições foi de grande ajuda para os alunos. Dúvidas,
informações sobre onde buscar um material que foi passado em aula ou a respeito
de uma agenda – qual a próxima aula e em qual link o estudante entra, por
exemplo – passaram a ser pontos em que os bots são utilizados. Com a tecnologia
fornecida por eles, os estudantes podem confirmar informações em tempo real e
no horário que precisam. Essa facilidade os ajudou muito a ganhar agilidade
durante a rotina de estudos.
Atendimento humano estratégico
Com a inclusão de bots na educação,
é possível deixar o atendimento humano mais estratégico para os estudantes. Um
atendente, por exemplo, pode deixar de responder dúvidas frequentes – papel que
será feito pela ferramenta digital -, para focar em questões mais avançadas ou
sensíveis, tais como resposta a dúvidas específicas ou suporte aos objetivos de
ensino de cada estudante.
O uso de bots para deixar o atendimento humano mais planejado é
especialmente recomendável em instituições de ensino com alta demanda. O bot é
personalizável e pode disponibilizar itens como histórico escolar ou informação
de registro dos estudantes, podendo, também, identificar o usuário por dados como
a sua matrícula para responder às principais dúvidas do dia a dia. É uma forma
de ajudar na gestão da rotina dos atendentes, permitindo que se direcione a
equipe para atividades mais táticas da empresa.
Otimização do tempo
Ao passar a estudar de casa, as
interações com os alunos via diversos meios digitais aumentaram expressivamente
– por plataforma de videochamada, WhatsApp e outros. E, dentro desse contexto,
os bots foram de grande importância para ajudar os professores a manterem a
qualidade de suas aulas mesmo à distância.
O apoio dos robôs foi relevante
para auxiliar os docentes a darem conta de atender à alta demanda dos alunos.
Diversas escolas conseguiram manter os alunos engajados ao permitirem que um
assistente virtual sanasse dúvidas em horários amplos, muitas vezes 24 horas
por dia durante os sete dias da semana. Isso permitiu que eles seguissem
estudando no seu tempo e evitou que os professores se sobrecarregassem ainda
mais. Desta forma, os docentes puderam usar o tempo de interação entre alunos e
robôs para focar na melhoria individual de cada estudante.
Análises de desempenho do
aluno
Existem diferentes maneiras de se
avaliar um estudante: provas, trabalhos e conversas individuais são algumas
delas. E os bots podem ajudar também neste ponto: a inteligência artificial
deles pode ser programada para enviar aos professores uma análise de desempenho
dos alunos. Os estudantes podem, também, acompanhar as notas e até solicitar
histórico escolar de forma mais simples. A partir deste uso de inteligência
artificial, por exemplo, foi possível que os professores observassem
necessidades de melhoria no desempenho do aluno e propusessem novas formas de
estudar a eles.
Canais com os quais o aluno já está
familiarizado
Outra vantagem para alunos e
docentes no uso de bots é que, ao usar esta ferramenta em redes como o
WhatsApp, os estudantes e professores já se encontram familiarizados com os
canais, o que facilita a interação e aprendizado por eles. Assim, é possível
programar os bots para que usem os recursos disponíveis em cada ferramenta –
áudios ou o envio de documentos, vídeos e imagens, por exemplo – conforme a
necessidade do aluno.
Botmaker
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