Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Dicionário da educação: conheça os principais termos que especialistas usam no dia a dia nas escolas

Mind Lab, de tecnologias educacionais, explica novas expressões e metodologias frequentemente usados e que transformaram o ensino 

  

A educação vem se transformando ao longo dos anos, em um processo natural e até necessário. Diante de novas tecnologias, formatos e metodologias, é comum surgirem também termos diferentes, que muitas vezes vêm de outro idioma - principalmente inglês-, e que nem todos estão habituados. Por isso, Thiago Zola, Gerente de Projetos estratégicos da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de soluções educacionais, elenca um breve dicionário com alguns desses termos e seus significados.  

·         Homeschooling: devido à pandemia, com as escolas fechadas, crianças e jovens passaram a estudar em casa. No entanto, o que vivemos, provisoriamente, não deve ser confundido com o ensino domiciliar – tradução de homeschooling – isso porque, para essa modalidade, que é permitida em alguns países, mas não no Brasil, é preciso que pais e responsáveis definam, não só o material didático, conteúdo pedagógico, além do acompanhamento e intermédio do conhecimento. 

 

·         Gamificação: (do inglês gamification), a adaptação do termo em português traduz o conceito de criar jogos, com aspectos lúdicos e divertidos, para situações de não jogos. A técnica traz elementos de jogos digitais – como avatares, ranking, premiações, desafios – para atividades escolares. Uma das principais vantagens do método é engajar e estimular os estudantes, desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, convívio com os pares, além de dar autonomia e protagonismo ao aluno em seu processo de aprendizagem. 

 

·         Blended Learning: (traduzido por ensino híbrido) na pandemia, a modalidade ficou ainda mais em evidência, embora já fosse trabalhada antes em muitas escolas. O método aposta na interação e troca de experiências de atividades presenciais, sem deixar de usar a tecnologia e recursos on-line. 

 

·         Cultura maker: o conceito traz a importância do aluno “botar a mão na massa”, porque considera que a aprendizagem se dá por meio da ação e do protagonismo dele na construção do conhecimento, além do pensamento crítico. 

 

·         BNCC – Base Nacional Comum Curricular: documento normativo, homologado em 2018 pelo Ministério da Educação, que estabelece aprendizagens essenciais para todos os alunos da educação básica do País – que compreende educação infantil, fundamental e ensino médio – tanto na rede pública, quanto privada. 

 

·         Habilidades Socioemocionais: são competências para além da sala de aula, que o aluno leva em situações do cotidiano e da vida fora da escola. Por não serem estritamente cognitivas, essas habilidades estão ligadas à capacidade de conviver melhor com as próprias emoções e com as diferenças, do desenvolvimento interpessoal e a tomada de decisões mais assertivas. A própria BNCC exige que as habilidades socioemocionais sejam trabalhadas no currículo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados