Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Carreta de mamografia chega a Paraisópolis para realizar 455 exames gratuitos em comemoração ao Outubro Rosa

Ação visa conscientizar sobre prevenção ao câncer de mama e estará presente na comunidade de Paraisópolis

 

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde, oferece 455 mamografias gratuitas, em parceria com a ONG Américas Amigas e Fleximedical. Os exames serão realizados de 25 a 31 de outubro, em Paraisópolis. A ação faz parte da campanha Todos Pelo Rosa, com o objetivo principal de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para participar, as mulheres precisam ter pelo menos 40 anos, se cadastrar previamente no link https://www.americasamigas.org.br/mulheres-amigas-2021, e comparecer no dia e horário agendados, com RG e carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS). Aquelas que já realizaram mamografias anteriormente, podem levar o resultado destes exames, que facilitam a avaliação e diagnóstico feito pelo médico. O resultado do exame será disponibilizado na mesma data e, em caso de necessidade, serão oferecidos exames complementares como ultrassonografia de mamas e encaminhamento para biópsia. A paciente que tiver diagnóstico positivo para câncer receberá encaminhamento médico e agendamento para atendimento em unidade da rede pública de São Paulo.

Para Cristiane Claro, coordenadora de Relações Institucionais da FIDI, a campanha visa conscientizar as pacientes quanto à importância da prevenção ao câncer de mama. "O Outubro Rosa abre espaço para dialogarmos ainda mais sobre a doença e chama atenção para o diagnóstico precoce, essencial quando o assunto é câncer de mama. E, por meio da campanha, queremos levar saúde para tantas mulheres", destaca. Além dos exames gratuitos, a FIDI distribuirá folders com informações sobre prevenção da doença, autoexame, diagnóstico precoce, entre outras questões relevantes em suas 76 unidades de São Paulo e Goiás.

A campanha Todos Pelo Rosa existe desde 2018 e, ao total, já promoveu 2 mil mamografias, 300 ultrassonografias de mama, 41 biópsias e 40 encaminhamentos de mulheres para o tratamento oncológico. Esse ano, o serviço gratuito volta a ser oferecido em São Paulo, depois da interrupção em 2020 por causa da pandemia de Covid-19. A FIDI também é parceira do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, com a mesma finalidade.


Câncer de Mama no Brasil

O câncer de mama é o de maior incidência no mundo entre as mulheres e a quinta causa de morte por câncer em mulheres. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais recorrente em mulheres de todas as regiões. Para o triênio 2020-2022, foram estimados pelo Instituto Nacional de Câncer 66.280 novos quadros da doença, o que representa uma taxa de incidência de 61,61 por 100.000 mulheres.

Um agravante nesse cenário foi a chegada da pandemia no país. Segundo levantamento realizado pela FIDI, o índice de mamografias em 2020, quando comparado ao ano de 2019, caiu 42,6%, em decorrência da Covid-19. Em 2021, a realização desses exames voltou a subir. O comparativo com os oito primeiros meses do ano anterior mostra que os números aumentaram 27%. O avanço, no entanto, ainda não equivale ao patamar de 2019, estando as quantidades de 2021 ainda 39% menor do que esse período no ano pré-pandemia.

Dra. Vivian Milani, radiologista da FIDI, explica a importância de manter os exames em dia. "Entendemos o medo da contaminação pelo vírus, que faz todo sentido. Mas é essencial que as mulheres não deixem de se preocupar com os exames periódicos, uma vez que o diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de garantir o sucesso do tratamento. Por isso, faça o uso correto da máscara e não deixe de realizar a mamografia", pontua.


Parceria Inédita

Além das mamografias, a Carreta de Paraisópolis contará com uma parceria inédita entre FIDI e Fleximedical, que levará uma Cabine de Saúde Móvel para teleconsultas com a w3.care, além da realização de aferições de pressão arterial e bioimpedância, com a Teleworld, para atender as pacientes agendadas e seu acompanhante. No total, serão oferecidas mais de 1.200 aferições durante a campanha.


Serviço

Mamografias Gratuitas Paraisópolis

Data: 25 a 31 de Outubro

Inscrições: https://www.americasamigas.org.br/mulheres-amigas-2021

Horário dos exames: das 8h às 18h

Local: Rua Itamotinga, 100 - Paraíso do Morumbi, em frente à Associação Das Mulheres de Paraisópolis

 

 

FIDI

https://www.fidi.org.br | Facebook | Instagram

 

Fleximedical

https://www.fleximedical.com.br | Instagram | Youtube

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados