Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Campanha #EuSinto alerta para os desafios e preconceito vividos pelas pessoas com Doença Falciforme

 


Em 27 de Outubro, Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, Colabore com o Futuro e Associação Pró-Falcêmicos informam sobre os desafios vividos pelas pessoas com essa alteração no sangue 

 

A Doença Falciforme (DF) é uma condição genética, hereditária e caracterizada por alterações no sangue, que pode se manifestar de diferentes formas. Quando os sintomas são mais fortes, os pacientes enfrentam situações como crises de dores, que comprometem a qualidade de vida e podem representar riscos graves. 

A condição é mais comum em indivíduos negros (pardos e pretos) e os portadores enfrentam dificuldades e preconceitos. Porém, por conta da grande miscigenação na população brasileira, está presente em pessoas de outras etnias. Aqui no país, a maior incidência ocorre no Nordeste, região com grande quantidade de indivíduos afrodescendentes. 

De acordo com o Ministério da Saúde, existem no Brasil entre 50 mil e 100 mil pacientes brasileiros diagnosticados com esta doença – também conhecida como anemia falciforme. Oficialmente, são registrados cerca de 3,5 mil novos casos por ano.

 

#EuSinto

Entidades que lutam pelos direitos destes pacientes lançam a Campanha #EuSinto, com o objetivo chamar a atenção da sociedade e autoridades de saúde para os desafios e preconceito vividos pelas pessoas com Doença Falciforme. 

Os pacientes com Doença Falciforme têm sintomas que trazem muita dor e sofrimento, tornando seu dia-a-dia mais difícil do que o das pessoas em geral. Nas crises de dor, o paciente não consegue trabalhar, estudar ou ter vida social. Apesar de devastadores, esses sintomas são invisíveis, e por isso as pessoas não reconhecem o desafio desses pacientes.” afirma Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, idealizadora da campanha. 

A campanha #EuSinto vem tornar o preconceito e as dores visíveis, com o intuito de conscientizar a população e decisores de saúde sobre os desafios vividos pelos pacientes e solicitar mais atenção para a causa e mudanças nas políticas públicas, ampliando o acesso aos tratamentos e qualidade de vida dos pacientes com Doença Falciforme. 

O movimento convida as pessoas simpáticas à causa dos pacientes com DF para postarem suas redes sociais um vídeo fazendo o movimento de tirar a mão dos olhos com a mensagem "eu vejo a doença falciforme” e a #EuSinto. 

“A divulgação de informações sobre sintomas e diagnóstico são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos pacientes. Assim, conseguimos proporcionar um melhor atendimento às pessoas que vivem com a doença e aos familiares, que são afetados com todas as complicações e demandas dos pacientes”, ressalta a presidente da Associação Pró-Falcêmicos - Aprofe, Sheila Ventura. 

Mais informações sobre a campanha estão no portal https://www.eusinto.org/

 

Sobre a Colabore com o Futuro

A Colabore com o Futuro é o 1ª negócio social de advocacy da América Latina. O objetivo das ações é mobilizar a sociedade a participar das decisões de saúde junto ao governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas.

https://www.colaborecomofuturo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados