Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

ALESP recebe iluminação para alertar a importância do diagnóstico precoce da deficiência de AADC


No dia 23 de outubro a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) será iluminada em apoio ao Dia Mundial da deficiência de AADC. A iniciativa é do Instituto Vidas Raras, organização que há 20 anos visa promover os direitos constitucionais de pessoas com doenças raras que se encontram em situação de vulnerabilidade social, lutando pela conscientização das patologias raras, capacitação dos pacientes, diagnóstico precoce e políticas públicas, com apoio do Deputado Estadual de São Paulo, Wellington Moura.

A deficiência de descarboxilase de L-aminoácidos aromáticos é uma doença genética extremamente rara, que afeta a produção dos neurotransmissores, substâncias essenciais para a comunicação das células do sistema nervoso. O que resulta em danos para o cérebro diminui o tônus muscular prejudica o desenvolvimento da criança. Seus principais sintomas são: hipotonia; dificuldade de levantar e controlar a cabeça; engatinhar; falar; distúrbios do movimento, como crises oculogíricas; problemas de digestão e alimentação; convulsões e problemas para dormir[1].

O primeiro caso foi descoberto nos anos 1990[2]. Até então, já foram diagnosticados 130 pacientes no mundo, sendo 30% em Taiwan[3]. A incidência da doença é de 1 para 32 mil em Taiwan e Ásia[4]; 1: 90 mil nos Estados Unidos e 1: 182 mil no Japão[1]. Ainda desconhecida a prevalência da doença no Brasil. Não existe cura para a patologia, tornando de suma importância o diagnóstico precoce e correto, para possibilitar que os responsáveis forneçam a melhor forma de tratamento ao paciente, garantindo qualidade de vida.

Para mais informações a respeito da campanha acesse o site https://oqueeaadc.com.br/.

 

Serviço

Iluminação Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em apoio ao Dia Mundial da Deficiência de AADC
Data: 23/10/2021
Horário: a partir das 19h
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, nº 201 - São Paulo - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados