Pesquisa realizada
pelo Sebrae diz que fator influencia mais do que preços praticados e propaganda
Investir em produtos e serviços diferenciados é a
principal estratégia adotada pelas empresas que se mantém em funcionamento. De
acordo com a pesquisa Sobrevivência
das Empresas, realizada pelo Sebrae, 39% dos donos de pequenos negócios que
estão abertos alegaram que essa é a principal ação realizada para conquistar
clientes, 26% preferem investir em preços competitivos e 22% em propaganda e
divulgação.
Já a principal ação dos empreendedores que fecharam
suas empresas era a de praticar preços competitivos (29%), seguida por
propaganda e divulgação (27%) e só depois vinha a inovação de produtos e
serviços (24%). “A inovação deve ser uma busca constante dos empreendedores.
Mesmo que você já tenha um produto ou serviço de sucesso é sempre importante
pensar em formas de melhorá-los e oferecer para seus clientes um tratamento
diferenciado”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
A pesquisa revela ainda que o aperfeiçoamento de
produtos e serviços é um hábito frequente entre 92% dos empreendedores que são
bem-sucedidos e que 90% inovam constantemente. Já entre os empreendedores que
não conseguiram manter as portas abertas esses hábitos caem, respectivamente,
para 78% e 74%. “Para sobreviver no mercado, conquistar clientes e fidelizá-los
não basta apenas pensar em marketing ou praticar preços baixos. É preciso
inovar e se diferenciar, tanto nos produtos quanto na gestão”, enfatiza Melles.
Outro fator diferencial na sobrevivência de uma
empresa é a experiência do empreendedor na atividade que atua. Segundo o
levantamento, 73% dos donos de pequenos negócios que estão com a empresa aberta
já tinham conhecimento do ramo, enquanto em 67% dos que fecharam isso também
foi verificado. Além disso, 43% dos empreendedores em atividade fizeram alguma
capacitação. Já no grupo das empresas fechadas, esse percentual cai para 35%.
Confira dez dicas para aumentar a sobrevivência da
sua empresa:
1 – Tenha produtos e serviços diferenciados
2 – Faça ações para fidelizar seu cliente
3 – Inove nos produtos e na gestão
4 – Invista no mercado digital
5 – Capacite-se
6 – Fique atento às tendências
7 – Conheça seu produto e seu público
8 – Não misture finanças da empresa com a pessoal
9 – Procure fornecedores que ofereçam produtos de
qualidade
10
– Saiba calcular o custo e o preço do seu produto
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