Uma empresa que pretende expandir seu negócio para além das fronteiras brasileiras precisa ter uma equipe capacitada e com domínio do inglês. E quando falamos de expansão não falamos, necessariamente, sobre exportação. Ou seja, vender para fora.
Falamos de outras formas de interações negociais,
desde importação, intercâmbio de tecnologias, capacitações, dentre outros.
Yes, o inglês é muito importante para os negócios!
Erra quem pensa que só as multinacionais precisam
de colaboradores com o domínio do inglês.
De acordo com o Sebrae, falar um outro idioma é
muito importante para diversas atividades. Não só para a parte da negociação em
si, mas para ter acesso às pesquisas e publicações recentes (ou seja, o
profissional manter-se atualizado); para realizar networking; e muito mais.
E qual o problema? Poucas pessoas no Brasil falam,
de fato, inglês. De acordo com uma pesquisa da Catho, apenas 5% da população
brasileira fala uma segunda língua, sendo que menos de 3% têm fluência no
inglês.
Além disso, se a exigência de fluência em outro
idioma estava mais direcionada para altos cargos executivos em grandes
empresas, nos últimos tempos é possível verificar essa necessidade em diversos
tipos de cargos e em todos os portes de empresas, inclusive nas pequenas
organizações.
E as empresas estão investindo em seus
colaboradores?
Um estudo de 2019 da Hays apontou que cresceu o
número de empresas que oferecem auxílios para cursos de idiomas, inclusive o
inglês.
Para termos ideia de alguns números: por parte das
empresas, 54% oferecem auxílio de cursos de idiomas para os funcionários.
Comparando com 2017, este número era de apenas 34%.
Além disso, o inglês (91%) ainda é, de longe, a
língua mais requisitada na comunicação interna das empresas, seguida do
espanhol (42%), de acordo com a Hays.
Como posso ter colaboradores dominando o inglês?
Não tem segredo: é necessário investir e capacitar
seu time. E que tal otimizar esta experiência por meio do ensino online de
inglês? A Uniway School é uma escola de inglês e edtech presente em mais de 50
países. Tem uma metodologia criada para que todos atinjam os melhores
resultados, inclusive no business english (inglês para negócios).
Fabricio
Vargas - Iniciou a sua carreira na área da educação logo
após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos
no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse
período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo
após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de
algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos
mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas
estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus
alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para
investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School,
foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador. Para mais
informações, acesse https://uniwayschool.com/
ou pelas redes @uniwayschool
Nenhum comentário:
Postar um comentário