Para os empreendedores que já vendem online, ou os que iniciaram recentemente, conhecer as estratégias de marketing para alavancar seu e-commerce é um passo fundamental. Entrar para o mundo online pode até parecer simples e fácil, devido ao crescimento acelerado do último ano, no entanto, a concorrência cada vez mais acirrada faz com que apenas os preparados e organizados consigam conquistar, fidelizar clientes e assim, atingir o sucesso. Isso só pode ser feito de uma maneira: aliando o marketing digital com as ferramentas certas. Este é o impulso inicial para crescer o negócio e obter resultados positivos.
Não posso dizer que há uma
‘receita de bolo’ específica para isso, pois existem muitas variáveis,
como quais produtos serão ofertados, qual o público-alvo, qual região será
atendida, entre outros pontos. Contudo, é possível estar sempre um passo à
frente e conhecer as principais estratégias de marketing para e-commerce. O meu
objetivo neste artigo é apresentar as dicas que funcionam, independentemente do
nicho em que atua.
1 - Construa uma forte
presença nas redes sociais - Isso deve ser feito pensando muito mais na qualidade do que na
quantidade de perfis utilizados. Desta forma, o ideal é identificar quais as
principais redes que seu cliente está presente e focar nelas, pois estar em
lugares onde sua marca não vai ser reproduzida é uma grande perda de tempo.
Para saber onde o seu conteúdo melhor se adapta e impactar o seu público-alvo,
é importante se ater a um estudo da plataforma. Sua meta naquela rede é atrair
pessoas para que conheçam sua marca? Engajar com seu público ou aumentar a conversão
de suas vendas? Após responder essas perguntas, você já pode focar na sua
estratégia de conteúdo e no tom de voz que irá utilizar.
2 - Pense fora da caixa - Fazer
publicações em blogs, postar no Instagram e anunciar no Google ou Facebook são
ações comumente realizadas pela maioria das empresas e lojas virtuais. Por
isso, para se diferenciar dos concorrentes é importante pensar diferente e ir
além. Uma ideia é trabalhar com os influenciadores digitais que, por meio dos
publiposts, apresentam o produto ou serviço como uma recomendação para um
‘amigo’, que são os seus seguidores. Os influenciadores atrelam a sua
credibilidade à empresa que estão divulgando. Caso você esteja começando, uma
ideia é trabalhar com os micros e nano influenciadores, pois são eles que
conseguem atacar nichos mais específicos e possuem grande poder de divulgação e
conversão, afinal, são autoridades no segmento.
3 - Segmente o seu
público-alvo - Dentro de um e-commerce, é muito comum vender vários produtos, dos
quais alguns deles estejam focados em determinados públicos e outros sejam mais
comprados por um consumidor similar ou até mesmo completamente diferente.
Baseado em dados, você pode entender qual o perfil de pessoa que mais compra
seus produtos e fazer uma comunicação específica, seja por meio de anúncios, ou
posts dentro de plataformas, como o Google Ads e o Facebook Ads. Assim, é
possível traçar uma comunicação, por exemplo, para sua lista de clientes, lista
de leads, pessoas que visitaram sua página, entre outros. Do mesmo modo, é
possível criar anúncios direcionados para consumidores que já interagiram com a
marca anteriormente. Com isso, você vai conseguir falar especificamente para
aquela persona, com uma comunicação mais personalizada e fazer com que o seu
cliente sinta que aquele post ou anúncio foi feito para ele, aumentando a sua
taxa de conversão.
4 - Crie conteúdos com potencial para viralizar - Para atingir esse objetivo, é necessário estudar e entender o que a concorrência não está fazendo e pensar além do que já é feito no mercado. Contudo, isso não necessariamente precisa ser complexo. É possível, por exemplo, construir um bom conteúdo rico (seja ele um ebook, uma calculadora, planilha ou qualquer tipo de ferramenta atrativa), com uma landing page bem estruturada, e divulgá-lo nas suas redes sociais e por meio de anúncios. Se o conteúdo dele for muito bom, relevante para a sua persona e não existir algo similar ou tão profundo quanto o seu material disponível de maneira gratuita, há uma grande chance dele viralizar, se atingir a persona certa.
5 - Bullseye Framework - Essa é uma estratégia que
reúne as principais formas de alcançar um cliente. A metodologia funciona da
seguinte maneira: o primeiro passo é definir seis canais para testar por um determinado
período de tempo entre todos os disponíveis no mercado; depois, à medida que
obter os primeiros resultados, você conseguirá entender quais ainda fazem
sentido e quais não fazem e assim definir seus três principais canais de
tração; por último, o ideal para não se perder é estipular metas e identificar
que alguns canais, como o SEO, funcionam a médio e longo prazo. A partir disso,
será possível definir quais canais de aquisição de clientes mais funcionam para
a sua empresa e quais você ainda não testou.
6 - Ferramenta para
recuperação de carrinho de compra - Em alguns e-commerces, o gargalo pode estar acontecendo na última
etapa de compras, quando o cliente coloca tudo no carrinho, mas não fecha o
pedido por algum motivo. Dessa forma, utilizar uma ferramenta para recuperação
de carrinho abandonado é essencial para converter esses leads perdidos. Dentro
dessa lógica, é possível re-impactar esse público com anúncios que resolvam uma
possível objeção que tenha levado a desistência. O problema foi o preço do
produto? Comunique uma promoção com um cupom de desconto! Foi o frete? Rode uma
campanha que anuncie frete grátis, caso ela esteja acontecendo no seu
site. É muito importante que você entenda a jornada do cliente para
comprar um produto no seu site e identifique quais são os potenciais gargalos
que estão ocorrendo.
E como dica extra: faça
uma análise do funil de vendas, da taxa de conversão e indicadores como
por exemplo, seu custo de aquisição, retorno sobre o investimento e seu LTV (Lifetime
value ou valor vitalício no português). Com esses tópicos bem definidos,
sem dúvidas você conseguirá fazer ações para otimizar a aquisição de clientes e
converter mais leads em vendas.
Vinicius
Ribeiro - Gerente de Marketing do Magis5, Hub de Integração e
Automação para vender em Marketplaces.
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