Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Nova função de áudio do Facebook pode aumentar a visibilidade digital das marcas

Rede social será agregador de podcasts já existentes


Para concorrer diretamente com outras redes sociais de áudio, o Facebook lançou uma nova função na plataforma: o podcast. Nos próximos meses, os criadores de conteúdo poderão subir seus áudios por meio de um link de RSS – ou seja, um feed já existente em outro streaming - para, automaticamente, gerar uma página com todos os episódios dos programas. Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, o Facebook deseja ser ‘o lugar onde as pessoas possam aproveitar, discutir e compartilhar os podcasts que eles mais gostam com outros usuários’, tornando a rede social mais um agregador de streaming.

Para o CCO da agência de marketing digital Stardust, Fernando Soni, a utilidade abre ainda mais o leque da produção de conteúdo online, além de criar mais uma opção para as marcas que querem trabalhar sua imagem na internet. ‘‘O Grupo Facebook não ficará atrás de nenhuma inovação. Isso já foi provado anteriormente com a criação dos stories (em alusão ao Snapchat) e com os Reels (em alusão ao TikTok)’’, diz. ‘‘Esse espaço para podcasts é mais uma ferramenta que a empresa irá disponibilizar e que, sem dúvida nenhuma, irá popularizar ainda mais esse tipo de conteúdo, que ainda não é amplamente difundido’’, afirma Soni.

Além disso, o especialista em marketing digital destaca que não é necessário que as marcas corram atrás de um influenciador, mas que criem seus próprios podcasts para aproveitar a ferramenta de uma forma completa. ‘‘As empresas podem utilizar esse conteúdo de diversas formas, seja para um bate-papo descontraído sobre os diferenciais de seus produtos e serviços, overview sobre o mercado, ou até mesmo para alguma ação comercial pontual. O importante é produzir sempre’’, afirma o CCO da Stardust.

A novidade, por enquanto, é exclusiva para páginas, não sendo permitido criar um feed com um perfil convencional de usuário. Segundo o Facebook, também será possível criar ‘clips’ (como um teaser de filme) dos episódios para serem compartilhados por qualquer pessoa, a fim de ajudar na divulgação do novo formato. Para ouvir os podcasts que estarão disponíveis, basta que o usuário tenha uma conta no Facebook, não precisando sair do site para buscar pelos conteúdos em outras plataformas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados